Retrospectiva 2024: Secretaria da Articulação Nacional alinha ações com embaixadas e busca soluções junto aos ministérios e órgãos em Brasília
Foto: Divulgação / SAN
A Secretaria de Articulação agendou e acompanhou diversas reuniões do governador Jorginho Mello em Brasília, em audiências nos Ministérios, Câmara e Senado Federal.
O governador se reuniu com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, para discutir melhorias nas marginais da BR-101. Também esteve com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para tratar sobre obra de alargamento e aprofundamento da Baía da Babitonga, que dá acesso ao Porto de São Francisco do Sul.
Em sua agenda em Brasília, o governador Jorginho Mello também se reuniu com o CEO da TAP Air Portugal, Luís Rodrigues, o CEO para a América Latina, Carlos Antunes, e Rita Tamagnini, responsável pela Comunicação Corporativa da companhia aérea. O encontro aconteceu na Secretaria de Articulação Nacional e foi o primeiro após a confirmação do início das operações da companhia aérea lusitana no estado no dia 3 de setembro.
Acompanhado da secretária de Articulação Nacional e secretária do Codesul/SC, Vânia Franco, o governador Jorginho Mello defendeu durante a solenidade de transferência da presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), realizada em Campo Grande/MS, a integração e fortalecimento das defesas civis dos estados que integram o Codesul.
Também como resultado das ações da SAN e da PGE junto ao STF, foi anunciado um acordo entre os governos de Santa Catarina e do Paraná sobre o pagamento dos royalties do petróleo aos catarinenses. A solução estabelece o repasse de cerca de mais de R$ 300 milhões na forma de obras de infraestrutura para os catarinenses e faz parte da negociação direta autorizada pelo STF .
Representando o governador, a Secretária de Articulação Nacional (SAN), Vânia Franco, participou de uma audiência no STF que decidiu pela formação de um Grupo de Trabalho (GT) para discutir o projeto de construção de uma segunda pista no Aeroporto de Navegantes. Parceria Público Privada (PPP) com o Porto de Itapoá.
O embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, e a cônsul-geral do Uruguai em SC, Tamara Guridi, cumpriram agenda em Florianópolis. Uma comitiva da República Dominicana também cumpriu agenda em Santa Catarina com o objetivo de firmar futuros acordos de cooperação. Tanto a visita do embaixador uruguaio, quanto a da comitiva dominicana foram articuladas pela Secretaria de Articulação e Codesul/SC.
Também resultado do processo iniciado pela Secretaria de Articulação Nacional e Cocdesul/SC, o Governo de Santa Catarina e a República Dominicana anunciaram uma parceria estratégica que vai impulsionar o desenvolvimento sustentável em diversas áreas.
Fruto do trabalho da Secretaria de Articulação Nacional, em Brasília, o governador Jorginho Mello recebeu o embaixador do Japão, Teiji Hayashi e o vice-governador da província de Aomori no Japão, Tomoya Kotani, na Casa da Agronômica, e acertou a atualização do projeto JICA para continuidade das obras de prevenção a cheias no Estado.
A 12ª reunião do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste (Cosud), sediada em Florianópolis, os governadores dos sete estados divulgaram a Carta de Florianópolis, documento oficial de trabalho nas câmaras temáticas. O texto traz sugestões principalmente sobre as agendas de Segurança, Meio Ambiente e Reforma Tributária. A Secretaria de Articulação Nacional (SAN) participou da organização do evento.