Retrospectiva 2024: Redução do desmatamento e aumento na emissão de licenças marcam o trabalho do IMA em 2024
Santa Catarina registrou queda de 86% no desmatamento do bioma da Mata Atlântica em 2024. Neste ano, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) também apresentou avanços estruturais e no uso de tecnologia no atendimento à população.
Com quase 18 mil processos analisados, o órgão ambiental atingiu índice de conclusão de 101,49%, reduzindo o passivo de procedimentos de anos anteriores.
O destaque foi para o licenciamento tradicional trifásico, com índice de conclusão de 117,48%.
O reforço do quadro de funcionários foi fundamental para os índices, como 37 novos servidores efetivos incorporados ao longo do ano.
O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Santa Catarina (Cetas-SC) registrou, até novembro, o atendimento e tratamento de mais de 2 mil animais, sendo que 441 foram devolvidos à natureza.
Outros 200 animais foram apreendidos durante as 20 operações de fiscalização do órgão ambiental em conjunto com a Polícia Militar Ambiental.
O IMA atuou também atualizou a Lista Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção do Estado com 16 oficinas de avaliação de risco de extinção das espécies da fauna catarinense realizadas ao longo do ano.
O Programa Penso, Logo Destino chegou a 80% dos municípios com a ampliação em 2024 e 6,3 mil pessoas foram impactadas positivamente com as ações ambientais do IMA.
Em novembro, o Instituto também intensificou o monitoramento da balneabilidade para a temporada de verão 2024/2025.
A presidente da IMA, Sheila Meirelles, comenta as principais ações de 2024:
SONORA