Retrospectiva 2024: Ceasa tem ano marcado por ações de sustentabilidade, aumento nas vendas e ajuda aos atingidos pelas enchentes no RS
Unidade da Ceasa em São José, Grande Florianópolis. Foto: Thiago Kaue/Secom
O ano de 2024 encerrou com balanço positivo na comercialização de alimentos e capacitação de profissionais nas Centrais de Abastecimento de Santa Catarina (Ceasa/SC). Ao todo, foram movimentadas mais de 319,2 mil toneladas de frutas e hortaliças. Esse volume resultou na quantia de R$1,6 bilhão de valor estimado, aquecendo a economia catarinense. Um aumento de quase 20% em relação a 2023.
Nas três unidades regionais (São José, Blumenau e Tubarão), são 181 empresas instaladas nos boxes e mais de mil produtores rurais cadastrados, um trabalho que emprega cerca de duas mil e quinhentas pessoas de forma direta e milhares de outras indiretamente. São aproximadamente 6 mil pessoas circulando todos os dias pelos pavilhões.
“O trabalho da Ceasa é focado em incentivar o desenvolvimento do agronegócio, com base no fortalecimento de agricultores, cooperativas, empresas e comerciantes. Ela é fundamental para garantir o abastecimento de hortifrutigranjeiros no mercado, com qualidade e bons preços”, destacou o presidente da Ceasa, Sandro Vidal.
Ajuda às vítimas das enchentes
No primeiro semestre, as enchentes que atingiram o estado gaúcho mobilizaram Santa Catarina. Com a situação de calamidade, estabelecimentos do Rio Grande do Sul recorreram à unidade da Ceasa, em São José, na Grande Florianópolis, como alternativa para manter a oferta de produtos.
Durante esse tempo, Santa Catarina prestou todo o apoio para manter o abastecimento no estado vizinho. A sede, em São José, ofereceu o suporte necessário para caminhoneiros vindos do RS. A entrada nos pátios foi antecipada, porque muitos caminhoneiros chegavam cansados da viagem e não tinham onde ficar.
A Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul ficou cerca de 40 dias fechada, trabalhando de forma provisória em outro local.
Foco na sustentabilidade
Durante todo o ano, foi realizado um trabalho relevante de conscientização, junto com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), orientando os boxistas e comerciantes sobre a importância do descarte correto do lixo. A ação faz parte do projeto “Penso Logo Destino”, idealizado pelo IMA.
Na unidade de São José, na Grande Florianópolis, que está servindo de projeto piloto, foram instalados coletores e os comerciantes responderam um questionário para avaliar o nível de conhecimento sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A partir dessas informações, ações de sustentabilidade foram colocadas em prática. Eles também receberam informativos com normas e regulamentos abordando a questão da limpeza no local onde é realizada a venda dos alimentos.
Com o intuito de fortalecer o programa, houve a união de outras frentes do Governo como o engajamento da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN) e da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (SEJURI).
Reunião na Ceasa sobre o projeto “Penso, Logo Destino, idealizado pelo IMA. Foto divulgação: Ascom Ceasa/SC
Capacitação e missão internacional
Presente na comitiva do Governo do Estado no Uruguai, liderada pela vice-governadora Marilisa Boehm, a direção da Ceasa conheceu a Unidade Agroalimentar Metropolitana (UAM) do país, que fica em Montevidéu e é considerada uma referência na América Latina em logística de alimentos.
“Adquirir conhecimento traz crescimento e gera novas ideias para melhorar o trabalho. Pensando assim, a Ceasa também apostou em cursos de capacitação para os colaboradores e participou de eventos e feiras que oportunizaram a troca de experiências e possibilitaram ampliar as oportunidades de novos negócios”, ressaltou Fernando dos Santos, diretor de Apoio Operacional.
A Ceasa participou, por exemplo, do Encontro Nacional da ABRACEN (Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde foram discutidos temas como a modernização das Ceasas, regulamento de mercado e energia e inovações tecnológicas. Ao final do encontro, a Ceasa/SC realizou uma palestra sobre o modelo de trabalho das Centrais de Abastecimento em Santa Catarina e falaram sobre a viagem ao Uruguai.
“É muito importante a presença de Santa Catarina nesses encontros nacionais. Essa troca de experiências com todos os participantes faz com que a gente retorne com uma bagagem ainda maior,” destacou o diretor-técnico, Emerson Martins.
Mais uma vez as Centrais de Abastecimento marcaram presença na Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Operadores de Alimentação (FEAL-SC), em Florianópolis. Foi uma oportunidade para apresentar produtos e serviços para um público qualificado que trabalha com restaurantes, hortifrutis, lanchonetes, hotéis, entre outros.
Em Balneário Camboriú, a Ceasa esteve na 35ª edição ExpoSuper. O evento coloca em destaque produtos e empreendimentos da agricultura familiar e ajuda a fortalecer o setor agrícola e mostrar a força da economia catarinense. E no Sul do estado, a estreia foi na AgroPonte, feira que reúne setores do agronegócio, agricultura familiar, indústrias e tecnologia.
Ceasa presente no Encontro Nacional da ABRACEN, em Campo Grande (MS). Foto: Ascom Ceasa/SC
Incentivo à agricultura familiar
A Ceasa também ministrou palestras em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), por meio do projeto “Ação Jovem Rural” voltado para filhos de agricultores.
Durante as aulas, os alunos ficaram sabendo sobre a forma de comercialização nas Centrais e as oportunidades para os produtores rurais catarinenses.
“É importante que eles vejam as Centrais de Abastecimento do Estado, como um meio para fechar negócios. Lá eles vão encontrar a estrutura necessária para que isso ocorra. É uma grande oportunidade representar a Ceasa e contribuir para difundir as políticas públicas de apoio à agricultura familiar”, destacou o gerente de Abastecimento, Matheus Cristiano.
Além desse projeto, ao longo de 2024, houve visitas técnicas. As unidades da Ceasa pelo Estado receberam estudantes para conhecerem de perto o funcionamento das Centrais de Abastecimento.
Responsabilidade social e segurança alimentar
Em 2024, boxistas e produtores da Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC) realizaram a doação de mais de uma tonelada de alimentos para o programa Mesa Brasil, desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc/SC). As frutas, verduras e legumes doados foram destinados para instituições cadastradas no programa, beneficiando mais de 53 mil pessoas. Os responsáveis pelo Mesa Brasil fazem a triagem dos produtos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que estão bons para o consumo.
A Ceasa/SC abriga a sede do Mesa Brasil em Santa Catarina. O programa é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício, que contribui para promoção da cidadania e melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza.
No Sul do estado, boxistas e agricultores da Ceasa de Tubarão (unidade Litoral Sul) ajudam a abastecer um banco de alimentos com doações. Em 2023 e 2024, o número de donativos chegou a 12 toneladas de hortifrutigranjeiros. Os donativos são destinados para instituições cadastradas no programa.
Entrega de alimentos para Combemtu, uma das instituições cadastradas no Banco de Alimentos de Tubarão. Foto: Ascom Ceasa/SC
Fortalecimento na comunicação da Ceasa
A área da comunicação também foi destaque em 2024. Foi colocada em prática uma estratégia para que um público maior, além dos atacadistas, pudessem conhecer os serviços da Ceasa. Informações como a que pessoa física também pode comprar nas Centrais, foram esclarecedoras e reforçadas à população, por meio de conteúdos digitais.
O Instagram (@ceasasc) foi a principal ferramenta para mostrar a Ceasa, divulgar os produtos e os endereços das unidades no Estado. Além disso, foram realizadas diversas parcerias com as redes do Governo do Estado, da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e da Epagri. As chamadas “colabs” ajudaram o Instagram da Ceasa a passar dos 6 mil para mais de 10 mil seguidores em menos de dois meses.
“A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) foi fundamental para o crescimento da empresa. Vídeos institucionais também foram produzidos para que pudéssemos apresentar a Ceasa nas feiras e eventos realizados em Santa Catarina e até fora do estado”, ressaltou Sue Lana Seefeld Ferreira, gerente de Mercado da Ceasa.
Essa maior visibilidade das Centrais de Abastecimento de Santa Catarina também ocorreu por meio de conteúdos jornalísticos com alcance em TVs, rádios, portais e jornais de todo o estado, além da divulgação por intermédio de campanhas publicitárias.
Endereço das Unidades
- Central/São José: (48) 3378-1700 – BR-101, Km 205 – Bairro Barreiros
- Blumenau: (47) 3334-3089 – Rua Eng. Udo Deeke, 1650 – Bairro Salto do Norte
- Tubarão: (48) 3626-0216 – Rua Tereza Martins de Brito, s/nº – Bairro Revoredo
Texto: Ildiane Silva/Secom-SC