Retrospectiva 2024: Casan encerra o ano com obras estruturais e inovações na gestão
O ano de 2024 foi de avanços para o saneamento, abastecimento de água e a saúde pública em Santa Catarina, com investimentos da Casan na ordem de R$ 420 milhões, contabilizados até outubro.
O balanço total tem previsão de fechamento com valor aproximado de R$ 500 milhões, direcionados à melhoria da infraestrutura de abastecimento, coleta e tratamento de esgotos.
Em conjunto com obras de novos reservatórios, instalação e modernização de redes de água e esgoto, adutoras e Estações de Tratamento de Água e de Esgoto, a Companhia investiu na utilização de novas tecnologias, buscando inovações no saneamento, sustentabilidade e modernização em suas operações, eficiência na gestão de recursos e melhorias no atendimento à população catarinense.
Atualmente, a Companhia atende 194 municípios.
Em 2024, a Casan colocou em operação novos Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) em Xanxerê, Ipira, Piratuba, Coronel Freitas, Mafra e Bom Jardim da Serra.
Também foram executadas ampliações dos serviços em Florianópolis, como a ETE Ingleses, e em Balneário Piçarras.
Com o objetivo de atender o Novo Marco do Saneamento e alcançar a meta estipulada pelo Governo do Estado em atingir 50% de coleta e tratamento de esgoto até 2026, a Companhia iniciou em 2024 o Programa Esgotamento Sobre Rodas.
O projeto-piloto entrou em operação no município de Descanso, no Oeste, com coleta de material em 600 residências e depuração em uma Unidade de Gerenciamento de Lodo.
O presidente da Casan, Edson Moritz, faz um balanço das ações de 2024 e projeta novos investimentos para 2025:
SONORA