Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Retrospectiva 2023: Santa Catarina...

Retrospectiva 2023: Santa Catarina constituiu mais de 222 mil empresas no ano

A Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc)  é responsável por realizar e armazenar os registros de atividades ligadas a empresas e sociedades empresariais, é na Junta que acontece o nascimento de todas as empresas. Em 2023, 222. 808 estabelecimentos foram constituídos no estado, sendo 96% deles de micro e pequeno porte. O setor que mais se destacou foi o de transportes, armazenagem e correio, que subiu duas posições, de 4° lugar para 2° lugar no ranking de constituições em comparação com o ano de 2022.

Segundo dados da Junta Comercial (Jucesc), Santa Catarina contabilizou um saldo positivo de 116.283 novos negócios em 2023. As cidades que mais somaram empresas constituídas foram Florianópolis, Joinville, Blumenau e Itajaí. 

O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, avalia os números com otimismo. “O Estado continuará  recebendo e apoiando investidores e dando segurança jurídica para quem quer ampliar e investir em novos negócios. Nosso foco sempre é emprego e renda”, ressalta Dreveck.

O presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, relembra que os dados de empresas constituídas em 2023 é o maior desde 2019, no ano passado, por exemplo, 210.863 estabelecimentos foram constituídos. “O sistema da Junta Comercial 100% digital é uma facilidade para o empreendedor. O povo catarinense é trabalhador e sempre busca novas oportunidades de negócios. Estamos otimistas e o objetivo é aumentar a abertura de empresas em 2024”, destacou o presidente da Jucesc, Fernando Baldissera.

Digitalização e modernização 

Além do trabalho de registrar a abertura de empresas, a Jucesc também inovou. A atendente virtual Catarina fez uma média de 577 atendimentos por dia desde o seu lançamento, no dia 11 de dezembro. A atendente virtual Catarina é um chatbot, um software que se comunica e interage com usuários humanos por meio de mensagens automatizadas.

Outro grande destaque ficou por conta do tempo de abertura de uma empresa. O Estado melhorou o tempo de viabilidade (consulta prévia ao processo de abertura da empresa) de 26 horas para 2 horas nos municípios que aderiram o Simplifica SC. 

“O Programa Simplifica SC é um marco para a Jucesc na gestão do governador Jorginho Mello. Nós trouxemos mais essa ferramenta que vai nos ajudar a integração entre os sistemas da prefeitura com os sistemas da Jucesc, do estado e da Receita Federal. A partir desse integrador, nós vamos conseguir diminuir o tempo médio da abertura de empresas. Além disso, também queremos trazer mais inovação para o SC Bem Mais Simples,  principalmente promover ferramentas de comunicação na Jucesc para melhor atender o usuário”, destaca o presidente da Jucesc Fernando Baldissera.

Afinal, o que é a Junta Comercial?

A Jucesc é responsável por registrar e dar publicidade aos atos constitutivos, realizar alterações e extinções dos empresários, das empresas individuais de responsabilidade limitada, das cooperativas e sociedades empresárias do Estado de Santa Catarina; conceder a matrícula e o cancelamento dos leiloeiros, tradutores públicos e intérpretes comerciais, trapicheiros e administradores de armazéns gerais; arquivar atos das empresas mercantis registradas e dos agentes auxiliares do comércio; e promover o assentamento dos usos e práticas mercantis. Para saber como registrar e legalizar seu negócio, veja esse guia explicando o passo a passo.

Texto: Pablo Mingoti

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Assessoria de imprensa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support