Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Retrospectiva 2023: Planejamento atua...

Retrospectiva 2023: Planejamento atua como importante base de apoio e coordenação de projetos e programas do Governo de SC

A Secretaria de Estado do Planejamento foi recriada no atual governo, elevando a importância do tema “planejamento” ao primeiro escalão das estruturas de gestão do Estado e com a perspectiva de ser a unidade responsável para, com atuação baseada em dados e evidências, coordenar diversas ações, projetos e programas das mais distintas temáticas e com repercussão nas mais variadas áreas da Administração Pública.

A Secretaria ressurge para atuar como unidade de articulação e controle de execução das ações do Plano de Governo bem como para atuar no desenvolvimento territorial e na análise e prescrição de políticas públicas transversais, sempre com importante componente de diálogo com a sociedade civil organizada e as mais diversas entidades públicas e privadas que ajudam a compreender as demandas sociais e a construir, em colaboração, a atuação do Poder Público direcionada à resolução de problemas públicos.

A Seplan atua em constante interação com as demais Secretarias, órgãos e entidades do Governo Estadual, fornecendo dados, evidências e subsídios técnicos para a tomada de decisão e o planejamento, implementação e controle de ações, projetos e políticas que gerem resultados positivos para a população catarinense.

O Secretário da Seplan Edgard Usuy reflete que 2023 foi um ano para reestruturar os fluxos e processos da Secretaria. “A Lei 18.646 redefiniu o Sistema de Gestão do Estado no âmbito do Poder Executivo e o compromisso da Seplan foi redesenhado com a delegação de atribuições no sentido de acompanhar, monitorar e coordenar as ações em busca de soluções estratégicas para o Estado e seu desenvolvimento”.

Usuy destaca que “foram grandes desafios, sobretudo com o enfrentamento de condições climáticas extremas, mas que o trabalho intenso a partir de duas perspectivas principais – a técnica e os dados como meio, e o atendimento ao cidadão como finalidade, deram a tônica de atuação da Secretaria e do Governo e garantiram resultados importantes”.

Confira algumas atuações da SEPLAN:

Grupo Gestor do Governo (GGG) – colaboração e atuação nas reuniões de alinhamento do GGG com o governador Jorginho Mello, Secretários e Dirigentes dos órgãos e entidades estaduais;
GT Proteção Levada a Sério – Grupo de Trabalho (GT) coordenado pela Seplan para planejamento e desenvolvimento de ações voltadas ao aumento da resiliência do Estado frente aos eventos climáticos que vem impactando diversos setores como economia, social, infraestrutura e outros.
O GT atuou também na centralização e coordenação do diálogo com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), visando possíveis ações que busquem soluções e proteção frente aos desastres climáticos.

SHEIN – A Seplan capitaneou parceria com a SHEIN, líder mundial em fast fashion, na consolidação da produção em Santa Catarina. A empresa intenciona produzir no Brasil cerca de 85% do que vende em todo o continente americano, num investimento que pode chegar a R$ 750 milhões com a geração de até 100 mil empregos na cadeia produtiva da moda, logística de distribuição, além de outras áreas necessárias à operação de seu sistema. A Seplan atua para que Santa Catarina seja destino destes investimentos e empregos, com a consolidação da cadeia produtiva da moda e de todo o setor que orbita este ramo.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – retomada da parceria para intercâmbio de dados de Santa Catarina.

A Seplan atua no acompanhamento, monitoramento e apoio às demais Secretarias na elaboração e execução dos Projetos do Plano de Governo – acompanhamento e monitoramento dos projetos do Plano de Governo.


Avatar
Escrito por:

ASCOM | EPROJ

Assessoria de comunicação do Escritório de Gestão de Projetos de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support