Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Retrospectiva 2023: com programa...

Retrospectiva 2023: com programa de cirurgias, ampliação de leitos e serviços, Saúde catarinense tem avanços históricos

Foto: Eduardo Valente/GOVSC

O ano de 2023 foi de grandes avanços para a saúde catarinense, a começar pelo lançamento do Programa Estadual de Cirurgias Eletivas “Fila Zero”, atendendo ao Programa de Governo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicialmente com a priorização dos pacientes oncológicos. Aos pacientes que precisavam de cirurgia de câncer, que é tempo sensível, foi dada a devida atenção. Além disso, foi criado o Programa de Valorização dos Hospitais e a Tabela Catarinense de Cirurgias Eletivas. Também estão entre as principais ações: a ampliação do número de hospitais que atendem pelo SUS e a disponibilização de novos serviços. Além do início das obras de reforma e ampliação dos hospitais próprios e a abertura de novos leitos de UTI.

Em fevereiro, uma das primeiras ações do Governo foi a divulgação do relatório das filas de cirurgias eletivas trazendo detalhes sobre pacientes que aguardavam sua cirurgia por anos. Em parceria com Secretarias Municipais de Saúde e os hospitais, esse ano foi possível realizar mais de 124 mil cirurgias eletivas (com internação) e 71.814 cirurgias ambulatoriais oftalmológicas (sem internação), sendo que dessas 45.349 foram de catarata, com apoio financeiro da Bancada Catarinense Federal e dos Poderes do Estado – Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Tribunal de Justiça (TJ), Tribunal de Contas do estado (TCE) e Ministério Público (MP).

Ainda em dezembro de 2023 foi lançado o Programa de Valorização dos Hospitais e a Tabela Catarinense de Cirurgias Eletivas. O Programa projeta R$ 650 milhões para 2024, com foco em incentivos por Porte dos hospitais, Urgência e Emergência, Leitos de UTI e UCI, Leitos de Saúde Mental, Partos/Maternidades e Alta Complexidade na Urgência e Emergência (Oncologia, Cardiologia, Neurologia e Ortopedia). Serão 152 hospitais beneficiados, aumentando em 37 hospitais quando comparado ao incentivo anterior.

Já a Tabela Catarinense de Cirurgias Eletivas trouxe o aumento de valores para mais de 900 procedimentos cirúrgicos eletivos, incluindo procedimentos de alta complexidade, e fará o pagamento por produção (Produção 100% Pós Fixada).

Oncologia

Quem tem câncer tem pressa e não pode esperar. Seguindo esse preceito foi implantada no Estado a Linha de Cuidado ao Paciente Oncológico, com o acompanhamento dos atendimentos nos hospitais que fazem o tratamento contra a doença (CACON e UNACON), visando o cumprimento das leis vigentes nº 12.732/12 e nº 13.896/19. 

A partir dessa nova estruturação, houve um aumento nos procedimentos cirúrgicos. Foram realizadas ao longo do ano 14.378 cirurgias oncológicas. Também foi aberta a radioterapia do Hospital Universitário Santa Terezinha em Joaçaba, atendendo o Meio Oeste.

Habilitações Estaduais

Para ampliar, ainda mais, a oferta de atendimento nos hospitais prestadores de serviços de alta e média complexidade, a SES criou o sistema de habilitação estadual, garantindo o pagamento dos procedimentos cirúrgicos mesmo antes da habilitação pelo Ministério da Saúde (MS). Uma ação que se tornou exemplo para o Brasil. O que se busca é qualificar e ampliar os serviços em saúde, trazendo para perto da população o atendimento.

Quatro hospitais passaram a realizar cirurgias cardíacas e demais procedimentos de alta complexidade e sete ampliaram os serviços ofertados. Esta ação está reduzindo o tempo de espera dos pacientes e evitando os deslocamentos para o Instituto de Cardiologia, em São José. Além disso, com a aquisição do aparelho de hemodinâmica e instalação do serviço no Hospital Infantil Jeser Amarante Faria, em Joinville, o Estado passou a ter dois serviços com toda a alta complexidade da cardiologia pediátrica. O outro serviço é oferecido no Hospital e Maternidade Imigrantes, em Brusque.

O Estado ainda autorizou mais 13 hospitais a realizarem cirurgia ortopédica de alta complexidade. A maior demanda de cirurgias eletivas no território catarinense.

Ampliação de atendimento pelo SUS

Mais três hospitais passaram a atender pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São eles: Hospital e Maternidade Imigrantes, em Brusque; Hospital São Lucas, em Tangará; e Hospital Salvatoriano Santa Maria, em Videira.

Outros dois hospitais passarão a realizar cirurgias bariátricas em 2024. O Hospital São Vicente de Paulo, de Mafra, e o Hospital Dom Joaquim, de Sombrio.

O Hospital Infantil Seara do Bem, de Lages, também foi habilitado na alta complexidade em neurologia e neurocirurgia pediátrica. Há seis anos o hospital aguardava a habilitação e com essa conquista os pacientes da Serra não precisam mais se deslocar para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.

Mais leitos de UTI

A Secretaria de Estado da Saúde, junto com os municípios e hospitais, implantou 150 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Foram abertos 53 neonatais, 41 pediátricos e 56 adultos, distribuídos em todas as regiões de Santa Catarina.

Mais informações para a imprensa:
Gabriela Ressel e Silviane Mannrich
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br
www.saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support