Restauração da Ponte Hercílio Luz entra em nova fase
A recuperação da Ponte Hercílio Luz, obra em Florianópolis que receberá cerca de R$ 150 milhões em investimentos do Pacto por Santa Catarina, entra em uma nova fase. Está prevista para esta quinta-feira, dia 25, a conclusão do último dos quatro blocos que servirão de base para a estrutura provisória que vai sustentar a ponte enquanto as peças danificadas são substituídas e restauradas. Os quatros blocos ficam debaixo da água e, nesta quinta-feira, será feita a concretagem da laje do último bloco. A partir de agosto, começam a chegar os equipamentos de elevação que ficarão entre os blocos submersos e a atual estrutura da ponte. Serão montadas duas fileiras paralelas com 27 macacos hidráulicos cada.
As obras de restauração da ponte estão divididas em três eixos principais: recuperação de viaduto insular, viaduto continental e vão central. As duas primeiras foram concluídas e o trabalho atual faz parte da estrutura necessária para a restauração do vão central. Quando a base estiver pronta, serão trocadas as barras e as rótulas danificadas. Por fim, a estrutura provisória será removida e, a ponte, liberada para o tráfego de veículos.
A Ponte Hercílio Luz foi inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.
Acessos
Nesta quarta-feira, dia 24, a comissão criada para realização dos estudos do sistema viário de acesso à ponte e das áreas de entorno finalizou os trabalhos, que foram encaminhados para a prefeitura de Florianópolis (veja imagens abaixo). A comissão é formada por representantes da própria prefeitura de Florianópolis, do Governo do Estado e do Governo Federal.
Foram apresentadas três propostas, todas prevendo que a ponte funcione em mão única: pela manhã, no sentido Continente-Ilha; e pela tarde, no sentido inverso, Ilha-Continente. Agora, as propostas poderão ser usadas pela prefeitura para a elaboração do projeto executivo das obras de acesso. A prefeitrua pode optar por uma das três alternativas apresentadas ou ainda criar uma nova.
Museu
A mesma comissão estuda as alternativas de espaço para o futuro museu da Ponte Hercílio Luz, uma das condicionantes para aplicação da Lei Rouanet na obra de restauração (a lei permite que recursos doados ao projeto possam ser deduzidos no imposto de renda). O Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, assumiu o compromisso de execução do projeto. A proposta é aproveitar a estrutura metálica retirada da ponte, sobretudo as barras, para utilizar como elementos de destaque na fachada do museu, projetada em vidro estrutural transparente. Ainda não há consenso sobre a localização do museu. Existem projetos para sediá-lo tanto na Ilha como na parte continental de Florianópolis. Leia mais sobre o museu.
Veja aqui o histórico da ponte.
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