Restabelecimento de combustível no Estado
O abastecimento de combustível já está se normalizando pelo Estado. Na madrugada desta quarta-feira (30) houve o desbloqueio da Transpetro, em Biguaçu, que abastece parte do estado. As cidades da Grande Florianópolis e Itajaí já estão sendo reabastecidas. Em Abdon Batista num primeiro momento apenas os veículos de emergência poderão abastecer as viaturas.
Grande Florianópolis
Na Grande Florianópolis o transporte público recebeu combustível para manter o funcionamento.
Os municípios de Santo Amaro, Biguaçu, São José, Palhoça e Florianópolis já estão recebendo combustível e a previsão é que até o fim do dia pelo menos 50% dos postos estejam com a situação atualizada.
Aeroportos
Os aeroportos de Joinville, Navegantes e Florianópolis também estão com o abastecimento de querosene garantido.
Manter a lei
Sem pontos de bloqueios nas rodovias de Santa Catarina, os órgãos de segurança e secretarias do governo do Estado trabalham em conjunto para restabelecer a ordem e garantir aos cidadãos sua rotina de trabalho e vida.
A ordem do governador Eduardo Pinho Moreira é manter a lei e fazer com que a vida dos catarinenses seja normalizada. Para isso as forças de segurança estão garantindo a passagem de veículos em todas as rodovias, além de assegurar o direito de ir e vir das pessoas.
Outro ponto de atuação da Secretaria de Segurança Pública é ajudar a liberar os caminhoneiros que querem se desvincular do movimento.
Ações
Nesta quarta-feira as ações serão intensas para que a lei seja cumprida e tudo volte ao normal o mais rápido possível. A previsão é que até o fim de semana todas as cidades catarinenses tenham sua rotina normalizada. Nesse momento a união das pessoas vai ajudar a recuperar o tempo perdido.
Manutenção da ordem
“O Estado tem trabalhado com a garantia de fornecimento dos itens que consideramos essenciais e alguns críticos, durante a semana de paralisação. Foram intensas conversações a fim de manter determinadas rotas que considerávamos seguras pra esse tipo de manutenção, mas chegamos a um estágio agora que precisa de novas medidas”, destacou o secretário de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior.
O secretário destacou ainda “que a lei há de ser cumprida em relação às liminares que temos recebido e o próprio abastecimento da população que chegou efetivamente ao seu limite.”
“Então as forças de segurança, principalmente, não evitarão esforços para manter uma corrente de abastecimento que tende a normalizar essa situação”, concluiu.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação – Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3029
E-mail: imprensa@secom.sc.gov.br
Site: www.sc.gov.br