Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Rescue Days reúne em...

Rescue Days reúne em Chapecó mais de 200 bombeiros de sete países

Os cenários de veículos destruídos em acidentes e os desafios de resgate e salvamento foram reproduzidos no Rescue Days, realizado em Chapecó entre os dias 16 e 18 de agosto. Esse é o maior evento de resgate veicular da América Latina, que conta com a participação de 204 bombeiros de 20 estados e sete países. O Rescue Days tem palestrantes internacionais da área de resgate do Chile, dos Estados Unidos, da Alemanha, Holanda, Suíça e Espanha.

A programação reúne especialistas para contribuir com o aprimoramento técnico e científico de resgate de vítimas presas a ferragens, seja em acidentes aéreos, automobilísticos ou outros tipos de situações que provoquem traumas graves. O evento foi organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar em parceria com a Associação de Bombeiros Comunitários de Chapecó e a empresa Weber Rescue, referência mundial na fabricação de ferramentas para extração de vítimas.

Rescue Days

Oitenta carros foram utilizados nas demonstrações de resgate em acidentes de diversas proporções. São 12 oficinas práticas voltadas a Bombeiros Militares, Comunitários ou Voluntários e outros profissionais da área, com atividades de salvamento veicular. A comunidade também teve a oportunidade de participar do evento, com agendamento prévio para visitação dos estandes e para acompanhar as simulações. Em paralelo foram realizadas palestras direcionadas aos profissionais da saúde.  

Segundo o comandante do 6° Batalhão de Bombeiros Militar de Chapecó , tenente coronel  Hilton de Souza Zeferino, o evento cumpriu o que foi planejado. “É mais conhecimento, todos saem melhores do que chegaram”, afirma. O comandante da 3ª Região de Bombeiros Militar, tenente-coronel Luiz Carlos Balsan, destaca que este evento inédito no Estado fortalece os bombeiros. “É o reconhecimento de Santa Catarina para com a instituição do Corpo de Bombeiros Militar”, analisa.

O secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó, Sergio Galli acompanhou o trabalho realizado. “A população também tem muito a ganhar com este evento, que proporciona novos conhecimentos aos valorosos homens e mulheres que tem como missão salvar vidas”, afirma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support