Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Bombeiros
  4. /
  5. Representantes do CBMSC participam...

Representantes do CBMSC participam de evento internacional de Busca e Resgate Urbano organizado pela ONU

Foto: Divulgação/CBMSC

Entre os dias 12 e 17 de abril ocorrem, em Minas Gerais, duas reuniões promovidas pelo Grupo Consultor Internacional de Busca e Resgate (INSARAG) e pelo Escritório de Coordenação de Ações Humanitárias (Ocha), ambos da Organização das Nações Unidas (ONU). Este encontro ocorre anualmente nos países membros da INSARAG e está sendo coordenado localmente pelo Governo Federal, por meio da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério de Relações Exteriores, do Governo do Estado de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atua em todas as fases de um desastre, com foco especial nas ações de resposta, por isso é fundamental participar de eventos como este, a fim de aperfeiçoar o trabalho já realizado, com base em diretrizes internacionais e trazer cada vez mais agilidade e excelências nas atuações.

Nos primeiros dias, de 12 a 14, ocorreram os encontros das equipes de trabalho, que revisaram as diretrizes que são utilizadas pelas equipes de Busca e Resgate Urbano em desastres de nível internacional para cooperação entre as equipes multidisciplinares de diferentes países.

De 15 a 17, ocorre o Team Leaders Meeting Brazill 2024, que é o encontro dos líderes das equipes de Busca e Resgate Urbano. Participam dessa etapa, representando o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o Capitão Tiago José Domingos; Major Renan Silvério da Rosa Fernandes; 1º tenente Luann Leon Chrun; e Capitão Douglas Tomaz Machado. Além deles, o Coronel BM Aldrin Silva de Souza, da Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado (SDC) também participa do evento. 

Há ainda palestras que fomentam a troca de informações e experiências das equipes de trabalho que atuaram nos terremotos que ocorreram em 2023 na Turquia. Durante este desastre, as equipes vivenciaram as atuações em longa escala como é previsto nos protocolos de Busca e Resgate Urbano da INSARAG, semelhante ao que aconteceu em Brumadinho. Esse foi um marco para que as equipes pudessem revisar suas atuações, atestando o que foi eficiente e revisando formas de melhorar a atuação para que em próximos desastres as equipes tenham melhor cooperação e mais eficiência.

Membros de mais de vinte países, de todos os continentes, participam deste encontro em Belo Horizonte com representantes que atuam em resgate urbano, algumas já certificadas em nível internacional pela INSARAG e outras em processo de construção e certificação, como é o caso do Brasil.

De acordo com a organização, o evento reuniu 234 membros de 39 nações, sendo 147 do Brasil e 87 de outros países. Grande parte dos debates estão relacionados a eventos extremos com água, sendo inundações, enxurradas, deslizamentos, furacões e tornados. “Santa Catarina possui um histórico de eventos extremos dessa natureza, o que reforça a necessidade do CBMSC seguir aprimorando seu atendimento a fim de minimizar os impactos para a sociedade”, afirma o capitão Tiago José Domingos, que é membro da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães.

Prova disso é que após um dos eventos mais marcantes em Santa Catarina, que foi as enchentes de 2008, o CBMSC implementou as equipes de Força-Tarefa (FT) que são especialmente preparadas para a pronta resposta a eventos adversos.

Avatar
Escrito por:

CBMSC | Imprensa

Centro de Comunicação Social Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (48) 9 8843-4427 | (48) 3665-8695

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support