Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Representantes da segurança pública...

Representantes da segurança pública e complexo prisional do Estado discutem demandas das áreas na SDR de Joinville

comite 20140826 1749598924

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville realizou nesta terça-feira, 26, um encontro do Comitê de Segurança Pública do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), onde o assunto principal foram as demandas da área para a maior cidade do Estado. Presidida pelo delegado regional de Polícia Civil, Dirceu Silveira Junior, a reunião teve excepcionalmente a participação do secretário adjunto da Secretaria de Estado de Segurança Pública, coronel Fernando Rodrigues de Menezes, do comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Valdemir Cabral, do delegado geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Aldo Pinheiro D’Ávila e do representante da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, Igor de Matos.   

<<<Acesse a galeria de fotos

As discussões ficaram centradas no aumento dos efetivos das polícias civil e militar.  “Recebemos a comissão de segurança em Florianópolis e alguns encaminhamentos foram tomados pelo secretário Grubba, como a solicitação de levantamento da necessidade de policiais civis para Joinville para a contratação de agentes temporários para a execução de serviços administrativos e a possibilidade de acréscimo de vagas de um concurso em andamento. Entendemos que Joinville é a maior cidade do Estado, que merece uma consideração especial por ser um pólo industrial grande e arrecadador”, disse o coronel Fernando Rodrigues de Menezes.

O delegado geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Aldo Pinheiro D’Ávila, complementou que a seleção para contratação de temporários é um processo mais simplificado do que um concurso público. “Formatamos a minuta de uma lei complementar e de um decreto, que está pronto. Vamos tentar a contratação de 600 profissionais para o Estado. Para cada agente administrativo que ingressar, teremos um policial civil liberado para 8 horas de atividades externas, como investigações, por exemplo”, destacou. Segundo o delegado, existe também um concurso público em andamento, onde devem ingressar 340 agentes e 66 delegados, totalizando 406 efetivos.

A respeito do incremento de profissionais na Polícia Militar, o comandante geral da corporação, coronel Valdemir Cabral falou sobre os 417 policiais concursados, que estão em formação desde julho. “Fizemos um processo regionalizado porque queríamos que os policiais trabalhassem onde moram ou próximo para evitar transferências. Cerca de 33 homens devem ficar em Joinville”, explicou. Ainda de acordo com Cabral, há previsão de mais um concurso para a admissão de outros 500 policiais. Destes, existe a expectativa de que um número seja destinado à cidade.   

O comandante da 5ª Região de Polícia Militar, coronel Benevenuto Chaves Neto, destacou que mesmo com as dificuldades no efetivo, operações vêm sendo realizadas pela corporação, entre elas, barreiras, varreduras em bairros periféricos, a presença da cavalaria nas ruas, além do aproveitamento de 57 policiais atuantes nos administrativos dos três batalhões de Joinville, que duas vezes por semana trabalharão no policiamento ostensivo.    

Outros pedidos, voltados a melhorias no complexo prisional, também foram abordados, como o envio de equipamentos para o funcionamento do ambulatório médico e odontológico construído para atendimento de internos do Presídio Regional de Joinville e da Penitenciária Industrial, a edificação de uma cadeia feminina na cidade com vagas apenas para mulheres residentes na área de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville e a compra de um aparelho bloqueador de celular para o presídio. As demandas foram repassadas ao representante da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, Igor de Matos.

O Comitê de Segurança Pública da SDR de Joinville tem como presidente o delegado regional de Polícia Civil, Dirceu Silveira Junior, e é formado pela secretária regional Simone Schramm, pelo juiz corregedor do Sistema Prisional de Joinville, João Marcos Buch, por representantes de entidades empresariais, de órgãos de segurança pública estadual e federal, forças armadas, comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Carcerário de Joinville, secretaria municipal de Segurança, entre outros. O próximo encontro está programado para o dia 30 de setembro.  

Informações adicionais:
Glaene Vargas
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: glaene@jve.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 9240-8064