Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Relatório do IMA mostra...

Relatório do IMA mostra que 147 de 237 pontos avaliados estão próprios para banho em SC

Dos 237 pontos avaliados pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), 147 estão próprios para banho na costa catarinense. É o que mostra o relatório de balneabilidade divulgado pelo instituto nesta sexta, dia 9.


O número representa 62% do total de pontos onde houve coleta em 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte do estado. Na Capital, 61 dos 87 pontos onde há coleta estão em condições de receber os banhistas, ou seja, 70,1%.


As análises realizadas pelo IMA têm como parâmetro a Escherichia coli, bactéria encontrada no sistema digestivo dos animais de sangue quente. O local é considerado próprio para banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros de água.


É considerado impróprio, quando no trecho avaliado não houver atendimento aos critérios estabelecidos para as águas próprias e o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros de água.


Santa Catarina tem o segundo maior monitoramento de balneabilidade do Brasil. Usa como base uma metodologia de trabalho segura, realizada há mais de 40 anos. De novembro a março, na alta temporada, os resultados são divulgados todas as semanas, sempre às sextas-feiras no período vespertino. Já na baixa temporada, de abril a outubro, a pesquisa é feita mensalmente.


A coleta é realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que mantém uma parceria com o IMA desde 2019. Os resultados e históricos das coletas estão disponíveis no site balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo Praia Segura, dos bombeiros.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support