Relatório de três anos do Juro Zero é apresentado em Balneário Camboriú
Dados do Juro Zero para microempreendedores individuais (MEIs) foram apresentados em uma reunião de trabalho na terça-feira, 25, em Balneário Camboriú. Dos 31.073 empréstimos concedidos em três anos do programa, 1.838 foram na região da Foz do Rio Itajaí. “O Juro Zero é um sucesso em todo Estado e ainda podemos ampliar muito”, destacou o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Claudir Maciel.
Foto: Michelle Nunes / SDS
>>> Imagem para download na galeria
A iniciativa do Governo do Estado visa fomentar o empreendedorismo e estimular a formalização. Os MEIs com renda bruta de até R$ 60 mil por ano solicitam o empréstimo de até R$ 3 mil em uma das 18 instituições de microcrédito habilitadas em Santa Catarina ou unidades do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob). O valor pode ser parcelado em oito vezes e, caso as sete primeiras sejam pagas em dia, a última é isenta.
A SDS coordena o Juro Zero, que conta com parceria da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) e da Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina (Amcred/SC). Representando a prefeitura de Balneário Camboriú, o secretário municipal da Fazenda, André Furlan Meirinho, elogiou a ação. “O microcrédito muda a vida das pessoas, dá a possibilidade de crescimento e reflete em benefício da sociedade”.
Como beneficiário do programa, o professor Lucien Aguiar, de Balneário Camboriú, conta que sempre gostou de trabalhar com resina e MDF. Há três anos ele decidiu se formalizar e conheceu o Juro Zero. “Quando me ofereceram o empréstimo, foi até difícil acreditar. Com o dinheiro, comprei uma máquina e o negócio aumentou”, relatou Lucien, que saiu da condição de MEI e passou a ter uma microempresa.
O mesmo aconteceu com Maria do Carmo Rosário. Dona de um ateliê de patchwork, ela buscou a consultoria do Sebrae/SC e foi apresentada ao Juro Zero. “O programa foi muito importante e funciona. Comprei os materiais que precisava e passei a produzir mais”, afirmou.
“Estamos apresentando estes casos de sucesso para mostrar que é possível”, disse Maciel. Ele falou ainda do crescimento da formalização em Santa Catarina após o lançamento do programa. “Até 2011 tínhamos cerca de 50 mil MEIs, hoje são 155 mil”, concluiu.
Informações adicionais para a imprensa:
Michelle Nunes
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
E-mail:michelle@sds.sc.gov.br
Telefone: (48) 9929-4998