Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Relatório da Defesa Civil...

Relatório da Defesa Civil aponta cerca de 30 mil pessoas afetadas pelas chuvas no Estado

Novo relatório da Defesa Civil de Santa Catarina, divulgado na tarde desta sexta-feira, 23, aponta 97 municípios catarinenses com ocorrências provocadas pelas chuvas que atingem o Estado desde o início do mês.

Blumenau na tarde desta sexta-feira Foto: Airton Fernandes / Secom

O documento indica que já são 6.913 residências danificadas ou destruídas e 29.985 pessoas afetadas no Estado. Veja aqui o relatório completo.

Até a tarde desta sexta-feira, já declaram situação de emergência os seguintes municípios do Estado: Abelardo Luz, Agronômica, Angelina, Caxambu do Sul, Chapadão do Lageado, Chapecó, Dona Emma, Itajaí, Ituporanga, Lebon Régis, Papanduva, Presidente Getúlio, Quilombo, Rio do Sul, Salete, São Cristóvão do Sul e Trombudo Central.

Previsão para os próximos dias

Para sábado, a previsão da equipe da Epagri/Ciram é de sol com pancadas de chuva e descarga elétrica entre a tarde e noite no Oeste e Meio-Oeste do Estado. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte, céu encoberto.  Nas demais regiões, o sol aparece.

No domingo, 25, o céu segue encoberto com pancadas de chuva e descarga elétrica no Oeste e Meio-Oeste. No Litoral Sul, predomínio de sol. Nas demais regiões, chuva fraca a qualquer hora do dia, com maior predomínio de nuvens no Norte do Estado.

Na segunda e na terça-feira, a previsão indica presença de muitas nuvens em SC, com aberturas de sol em curtos períodos. Há condições de chuva a qualquer hora do dia, de menor intensidade. A partir da tarde, o tempo melhora no Oeste e Meio-Oeste, sem ocorrência de chuva.

Acompanhe novos alertas e previsões no site da Epagri/Ciram.

Recomendações da Defesa Civil

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Em caso de ocorrência de granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, fechem janelas e portas, e não utilizem equipamentos elétricos ou telefones.

Inundações/alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas nas proximidades de residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

>>> Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, pelo telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

Leia também:

>>> Raimundo Colombo visita Blumenau após chuvas e confirma permanência do helicóptero Arcanjo na região

Mais informações para a imprensa:

Central de Meteorologia
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5007 e (48) 3665-5172
E-mail: contatociram@epagri.sc.gov.br
Site: www.ciram.epagri.sc.gov.br 

Paulo Cesar Santos
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 / 9185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br