Relato de escola catarinense conquista prêmio nacional de educação alimentar
Foto: Divulgação SED
O projeto “Escritos de receitas inspirando a prática de uma alimentação saudável”, realizado pela Escola de Educação Básica Hilda Teodoro Vieira, de Florianópolis, foi um dos vencedores da 4ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). A premiação ocorreu durante o II Congresso Internacional de Alimentação Escolar, no dia 23 de maio, em Brasília.
A iniciativa foi idealizada pela professora Rosângela Alves de Assunção, em parceria com a nutricionista da CRE, Adriana Lobo. Em conjunto com os estudantes, elas organizaram uma exposição sobre receitas gastronômicas que passam de geração em geração. O trabalho desenvolvido pela EEB Hilda Teodoro Vieira esteve entre os cinco selecionados para compor o livro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A jornada foi dividida em quatro temas e o projeto da escola de Florianópolis foi destaque na quarta etapa, intitulada “Resgate de Tradições Alimentares da Família”. Para a gestora escolar, Luciane Baretta, felicidade é o sentimento que define o reconhecimento do trabalho.
“É uma alegria ver ações desenvolvidas diariamente em nossa escola serem reconhecidas. É importante para a comunidade escolar ter essa visibilidade, ainda mais com um tema tão pertinente como a alimentação saudável”.
O prêmio entregue pelo FNDE, visa incentivar o debate e a prática de ações de educação alimentar saudável no ambiente escolar. Em 2023, foram aproximadamente 20.000 escolas inscritas de todo o Brasil.