Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Reitoria informa ações sobre...

Reitoria informa ações sobre prédio de Pinhalzinho para alunos e servidores da Udesc Oeste

Nesta sexta-feira, 20, o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Antonio Heronaldo de Sousa, e o pró-reitor de Administração, Vinicius Perucci, se reuniram em Pinhalzinho com alunos, diretores e servidores do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) para informar as medidas que estão sendo tomadas em relação ao prédio do curso de Engenharia de Alimentos.

Na semana passada, ocorreu a queda do reboco de uma sala de aula do prédio, que foi construído pela Prefeitura de Pinhalzinho e cedido para uso da universidade desde 2005. O prédio está sub judice em virtude de problemas na licitação da construção realizada pela prefeitura e, por esse motivo, a Udesc só pode realizar reformas com autorização judicial – o juiz já liberou a reforma do telhado e já existe contrato assinado para isso, além de uma concorrência aberta que ocorrerá em 1º de outubro para contratação de projetos para reforma geral da edificação.

Os 230 alunos do curso estão tendo aulas em um prédio anteriormente alugado pela instituição e, além desse local, um novo espaço já está sendo providenciado para não prejudicar nenhuma atividade de ensino, pesquisa e extensão.

“Estamos tomando todas as medidas possíveis. Já fizemos um laudo preliminar que indica que a queda não ocorreu por problema de manutenção ou infiltração, e sim por problema de execução na obra. Além disso, teremos um laudo detalhado para ter total segurança sobre as condições do prédio e solicitar que o juiz autorize as reformas necessárias”, informou o pró-reitor de Administração, Vinicius Perucci.

Recursos

O reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, garantiu para a comunidade acadêmica da Udesc Oeste que o problema será resolvido o quanto antes e que não existem problemas de recursos financeiros. “Temos recursos para reformar o prédio completamente, mas necessitamos da liberação judicial para que isso ocorra”, destacou o reitor.

A Udesc recebe do Governo do Estado 2,49% da Receita Líquida Disponível (RLD) e tem autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial garantida no artigo 207 da Constituição Federal e no artigo 169 da Constituição Estadual.

“Apesar de o prédio ter sido construído pela prefeitura da cidade, essa é uma questão que a própria Udesc está resolvendo, visando evitar grandes prejuízos acadêmicos”, ressaltou o reitor.

{article Thiago Augusto – Udesc}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support