Reitor da Udesc pede apoio no Fórum Parlamentar Catarinense para liberação de emenda federal
O reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Antonio Heronaldo de Sousa, participou nesta segunda-feira, 11, de encontro do Fórum Parlamentar Catarinense, que reuniu deputados federais e senadores do Estado em Criciúma.
No discurso, Sousa reforçou o pedido de apoio para a liberação de uma emenda federal de R$ 15,5 milhões, que foi aprovada pela bancada de SC para o Orçamento da União de 2013, com possível envio até o fim do ano.
A liberação da emenda, que é inédita na história da universidade, depende de decisão do Ministério das Relações Institucionais, comandado pela ministra Ideli Salvatti.
“Os recursos estão previstos para a construção de prédios nas unidades da Udesc em Balneário Camboriú e São Bento do Sul”, destacou o reitor.
Segundo Sousa, essa emenda compensaria as perdas que o Estado e consequentemente a universidade tiveram com a unificação das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para importação, a chamada Guerra dos Portos.
Importância da Udesc na formação
Com o tema “O Sul em Pauta”, o fórum debateu as demandas e as necessidades dessa região catarinense, entre os quais a duplicação da BR-101, ainda não concluída.
O reitor Sousa lembrou que a Udesc tem um papel importante em SC para formação de profissionais que atuam nessas grandes obras, como engenheiros, administradores e professores.
Além de parlamentares, o evento teve a participação de representantes de entidades empresariais, acadêmicas, civis e filantrópicas das regiões Carbonífera, do Extremo Sul Catarinense e de Laguna.
Leia mais
6/11/2013 – Udesc participa de audiência pública em Brasília sobre o financiamento de universidades públicas
4/10/2013 – Udesc solicita recursos federais para unidade do Oeste no Fórum Parlamentar Catarinense
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143