Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Reitor da Udesc participa...

Reitor da Udesc participa de reunião sobre novo marco regulatório da educação a distância no Brasil

Nesta quarta-feira, 10, o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, esteve em Brasília para participar de uma reunião sobre o novo marco regulatório para a educação a distância do país com o conselheiro Luiz Roberto Liza Curi, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, ligado ao Ministério da Educação (MEC).

Sousa, que também é presidente da Câmara de Educação a Distância da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), esteve acompanhado do pró-reitor de Ensino da Udesc, Luciano Hack, e da coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Udesc, Carmen Cipriani Pandini.

O novo marco regulatório está em fase final de discussão e deverá ser enviado ao MEC até dezembro. Segundo Curi, a ideia básica é “construir um conjunto de regras que estimulem as instituições de ensino superior a desenvolverem, de maneira ampla, sua vocação”.

As diretrizes serão construídas a partir dos projetos pedagógicos institucionais, o qual demandará ações integradas das organizações, prevendo inclusive as atribuições dos agentes envolvidos na educação a distância, como professores e tutores, e a formação docente.

O reitor da Udesc destacou a importância da educação a distância para a ampliação do acesso de alunos e o cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e para a própria universidade no cumprimento das suas funções.

De acordo com o conselheiro, haverá uma reunião ampliada no Conselho Nacional de Educação em 10 de outubro para preparar a audiência pública do novo marco. Os reitores da Abruem e a os integrantes da Câmara de Educação a Distância da entidade serão convidados para o encontro.

Tópicos do documento

Entre os vários assuntos estudados e discutidos, a  nova proposta de marco legal destacará os polos presenciais, onde são realizadas as atividades pedagógicas e acadêmicas. Eles também deverão ser um espaço de integração e desenvolvimento da vocação regional, com ações de extensão e articulação com a comunidade.

O documento sugere permitir à instituição com educação a distância que construa seu projeto institucional e qualifique o polo com as tecnologias disponíveis para uma integração que amplie as metas da universidades e as oportunidades para a comunidade atendida.

Outras propostas de mudança envolvem a avaliação das instituições e dos cursos, os estágios, a semipresencialidade, as práticas de laboratórios e as bibliotecas.

“Nesse sentido, o projeto institucional exigirá maior responsabilidade nas ações de infraestrutura e permitirá a diversidade na avaliação da sua implantação e implementação, pois a nova regulação levará em conta também as especificidades de cada instituição e a qualidade ofertada”, disse Curi.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143   

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support