Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Conselho Regional discute licenciamento...

Conselho Regional discute licenciamento ambiental e cursos de extensão da Udesc

cdr seara 20160602 1702912924

O Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Seara discutiu nesta quinta-feira, 2, os atrasos nos licenciamentos ambientais para atividades agropecuárias e também a possibilidade de cursos de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O encontro realizado na Câmara de Vereadores de Seara contou com a presença do presidente da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), Alexandre Waltrick Rates, e do coordenador dos cursos de extensão Alfredo Balduíno Santos.

A mudança da Instrução Normativa 11/2014, que adequou as normas de licenciamento à legislação atual, permite que os produtores ampliem suas produções. “Com isso, os pedidos de licenças na Fatma aumentaram consideravelmente o que causou atrasos e prejudicou a economia local. Sabemos disso e viemos aqui buscar juntos uma solução para a situação atual”, explicou Waltrick. O licenciamento da região é feito pela Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental (Codam) de Concórdia.

O presidente da Fatma garantiu que a Coordenadoria receberá apoio, principalmente de Chapecó, dois novos profissionais começarão a atuar na área e os técnicos terão reciclagem para conhecer melhor os processos de licenciamento no setor. Também será firmado um Termo de Compromisso entre os produtores e a Fatma. Com o documento, os suinocultores poderão dar andamento nos financiamentos junto aos bancos.

De acordo com a presidente do conselho Gládis Regina Bizolo dos Santos a reunião foi proveitosa e novos encaminhamentos serão feitos nos próximos dias, como a possibilidade das licenças dos municípios de Arvoredo e Paial serem emitidas a partir do escritório regional de Chapecó. “Foi um avanço ter um escritório da Fatma em Concórdia. Sabemos que é uma estrutura nova e que pode melhorar. Precisamos de todo o empenho para o desenvolvimento da região”, explica Gládis.

Núcleo Extensionista Rondon (NER)

Segundo o coordenador do NER, Alfredo Balduíno Santos, o objetivo é contribuir com os municípios da Regional de Seara, identificando os segmentos prioritários para o desenvolvimento local, articulando e promovendo a sustentabilidade social da região.

Em síntese o projeto vai oportunizar oficinas (carga horária mínima de 2 horas) em diversos segmentos: meio ambiente, trabalho, saúde, cultura, educação, direitos humanos, justiça e comunicação – de acordo com a demanda levantada. Os prefeitos ainda vão decidir se aderem ao movimento.

A próxima Operação organizada pelo Núcleo Extensionista Rondon da Udesc está programada para o período de 6 a 16 de julho de 2016, de acordo com o calendário acadêmico da universidade.

{article Glauco Benetti – ADR Seara}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support