Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Conselho Regional discute licenciamento...

Conselho Regional discute licenciamento ambiental e cursos de extensão da Udesc

cdr seara 20160602 1702912924

O Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Seara discutiu nesta quinta-feira, 2, os atrasos nos licenciamentos ambientais para atividades agropecuárias e também a possibilidade de cursos de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O encontro realizado na Câmara de Vereadores de Seara contou com a presença do presidente da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), Alexandre Waltrick Rates, e do coordenador dos cursos de extensão Alfredo Balduíno Santos.

A mudança da Instrução Normativa 11/2014, que adequou as normas de licenciamento à legislação atual, permite que os produtores ampliem suas produções. “Com isso, os pedidos de licenças na Fatma aumentaram consideravelmente o que causou atrasos e prejudicou a economia local. Sabemos disso e viemos aqui buscar juntos uma solução para a situação atual”, explicou Waltrick. O licenciamento da região é feito pela Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental (Codam) de Concórdia.

O presidente da Fatma garantiu que a Coordenadoria receberá apoio, principalmente de Chapecó, dois novos profissionais começarão a atuar na área e os técnicos terão reciclagem para conhecer melhor os processos de licenciamento no setor. Também será firmado um Termo de Compromisso entre os produtores e a Fatma. Com o documento, os suinocultores poderão dar andamento nos financiamentos junto aos bancos.

De acordo com a presidente do conselho Gládis Regina Bizolo dos Santos a reunião foi proveitosa e novos encaminhamentos serão feitos nos próximos dias, como a possibilidade das licenças dos municípios de Arvoredo e Paial serem emitidas a partir do escritório regional de Chapecó. “Foi um avanço ter um escritório da Fatma em Concórdia. Sabemos que é uma estrutura nova e que pode melhorar. Precisamos de todo o empenho para o desenvolvimento da região”, explica Gládis.

Núcleo Extensionista Rondon (NER)

Segundo o coordenador do NER, Alfredo Balduíno Santos, o objetivo é contribuir com os municípios da Regional de Seara, identificando os segmentos prioritários para o desenvolvimento local, articulando e promovendo a sustentabilidade social da região.

Em síntese o projeto vai oportunizar oficinas (carga horária mínima de 2 horas) em diversos segmentos: meio ambiente, trabalho, saúde, cultura, educação, direitos humanos, justiça e comunicação – de acordo com a demanda levantada. Os prefeitos ainda vão decidir se aderem ao movimento.

A próxima Operação organizada pelo Núcleo Extensionista Rondon da Udesc está programada para o período de 6 a 16 de julho de 2016, de acordo com o calendário acadêmico da universidade.

{article Glauco Benetti – ADR Seara}{text}{/article}