Regional de Saúde realiza curso para agentes da Dengue em São Miguel do Oeste
Os agentes de endemias dos 22 municípios da região Extremo-Oeste começaram nesta segunda-feira, 8, um curso de capacitação sobre o combate do mosquito Aedes aegypti. Oferecido e organizado pelo Governo do Estado por meio da Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, o curso vai até a quinta-feira, 11.
Com aulas teóricas e práticas, serão abordados assuntos diversos, como o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, hábitos, ciclo de reprodução, como identificar os criadouros, materiais utilizados para coleta de larvas, e um panorama da dengue no estado de Santa Catarina.
“Além da teoria, iremos ter práticas em campo sobre a utilização do material, vamos coletar larvas e outras atividades que são rotineiras para os agentes”, destaca a servidora da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e palestrante, Margot Staats Pires. Ela lembra que os cursistas são agentes recém contratados pelos municípios por meio de concurso, além dos experientes que buscam uma reciclagem. “Tivemos mudanças no programa. Hoje o combate ao mosquito previne não somente a Dengue, mas também a zika e a chicungunha”, afirma.
A gerente de Saúde, Paula Corrêa, destaca a importância de trabalhar o assunto antes do verão. “A comunidade também não pode se deixar levar pelo frio e acreditar que é apenas no verão que o trabalho continua. A tendência é agravar a situação com o calor e por isso deixamos o alerta para a população de que os cuidados agora são muito importantes”, declara.
Informações adicionais para a imprensa
Gisele Vizzotto
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2901 / (49) 8837-7422
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrsaomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste