Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Regional de Saúde discute...

Regional de Saúde discute Mutirão de Cirurgias Eletivas na AMREC


Foto: Antonio Rozeng 

A Gerência Regional de Saúde (Gersa) de Criciúma divulgou nesta terça-feira, 27, o orçamento regional para a realização da Campanha Estadual de Cirurgias Eletivas que acontece de julho a setembro deste ano. Com investimento superior a R$ 8,3 milhões aplicados em Santa Catarina, foram destinados 632 cirurgias para a região da 20ª Agência de Desenvolvimento Regional.

Em encontro realizado na sede da AMREC, a Gersa se reuniu com os gestores municipais de saúde e os hospitais que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para discutir a aplicação e distribuição das cirurgias.

Durante a reunião foram repassadas informações a respeito da formalização do termo de adesão a campanha entre outros assuntos. “Foi uma reunião importante para secretários e os hospitais entender como vai funcionar a campanha. Agora vamos pactuar com cada município e prestador para dar inicio no mês de julho”, disse o secretário de saúde de Forquilhinha e presidente da Colegiado de Saúde, Diego Passarela.

Oftalmologia é grande foco do mutirão

De acordo com o gerente Regional de Saúde, Fernando de Faveri, as 632 cirurgias foram distribuídas em dois grupos, sendo 316 cirurgias exclusivas para oftalmologia (catarata), e 316 cirurgias múltiplas, gerais, ginecológicas, urologia, nefrologia, ortopedia, otorrino/cabeça e pescoço.

“Há dois meses nós realizamos 600 cirurgias de catarata, mas o número continua aumentando. Estamos com muitos diagnósticos desta doença e novos pacientes entrando na fila, por isso tantas cirurgias são destinadas para oftalmologia”, explica de Faveri.

Transparência na fila de espera

Segundo a gerente da Central de Regulação, Gladys Moraes de Carvalho, a transparência nas filas será fator determinante neste mutirão. “Já estará em funcionamento o Sistema de Regulação (SISREG) implantado pela Secretaria de Estado da Saúde, onde o paciente poderá acompanhar via portal na internet o seu lugar na fila. Vamos dar prioridade para quem está mais tempo na fila”, comenta.

Os pacientes que possuem indicação em realizar algum procedimento cirúrgico deverão procurar a secretaria de Saúde de seus municípios para o agendamento via SISREG. Na última semana, a SES realizou treinamento com os gestores municipais de saúde para a implantação do sistema. Saiba mais aqui.

Distribuição por município

As 632 cirurgias foram divididas entre os 12 municípios da Região Carbonífera conforme distribuição per capta, dividindo o total de procedimentos pelo número de habitantes. “Cada municípios terá um número x de cirurgias e será regulado/autorizado conforme a lista de espera preenchida pelas secretarias municipais de saúde no SISREG””, explica a gerente Regional da Central de Regulação.

MUNICÍPIO

CIRURGIA DE CATARATA

OUTRAS

Balneário Rincão

9

9

Cocal do Sul

12

12

Criciúma

155

155

Forquilhinha

19

19

Içara

40

40

Lauro Muller

11

11

Nova Veneza

11

11

Orleans

17

17

Siderópolis

10

10

Treviso

3

3

Urussanga

16

16

Morro da Fumaça

13

13

 

Informações adicionais para a imprensa:
Paula Darós Darolt
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma
E-mail: imprensa@cua.sdr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3403-1018 / 99127-6838
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrcriciuma

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support