Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Regional de saúde alerta...

Regional de saúde alerta para infestação do mosquito da dengue


Foto: Eduardo Zabot/ADR Tubarão

Nesta segunda-feira, 4, o gerente regional de saúde, Everson Barbosa Martins, juntamente com as técnicas responsáveis pela zoonose realizaram um roteiro em todos os munícipios para sensibilizar prefeitos e secretários de saúde dos sete municípios da ADR de Tubarão, em relação às responsabilidades dos municípios no controle e vigilância do Aedes aegypti. Segundo a bióloga e coordenadora de zoonoses da regional de saúde, Sabrina Fernandes, esse alerta é em virtude a epidemia que houve em 2016 mo Estado.

“Este ano nós já temos 57% de focos a mais do que nos anos anteriores, o prognóstico para a próxima temporada não nada animador. Estamos prestes a vivenciar epidemias de dengue, chikungunya e zika, então houve um chamado por parte da secretaria de estado da saúde para realizar este trabalho e sensibilizar os gestores”, explica Sabrina.

Na região da regional de saúde todos os municípios já possuem um programa de controle e vigilância ao Aedes aegypti estruturado. Hoje o Litoral norte e Oeste de Santa Catarina são as regiões mais críticas em relação ao mosquito. “Em Tubarão nós temos três focos, em Jaguaruna um foco e na região da Amurel a situação mais crítica é em São Ludgero com 15 focos. Nós não temos transmissão das doenças pelo mosquito na nossa região, mas além dos órgãos públicos é preciso que o cidadão faça a sua parte e vistorie a casa onde mora e o trabalho, são 10 minutos por semana”, destaca Sabrina.

O gerente regional de saúde, Everson Barbosa Martins, ressalta o trabalho que já é realizado pelas prefeituras. “Esse é um trabalho de reforço porque hoje os município já fazem uma vigilância, inclusive com armadilhas que trazem resultados contra o mosquito”, afirma.  

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Zabot
Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail: imprensa@tro.sdr.sc.gov.br
Telefones: 48 3631-9106 / 98843-1702 / WhatsApp 98833-1471

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support