Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Regional de Jaraguá do...

Regional de Jaraguá do Sul tem apenas um caso de Influenza confirmado

Em 2016 os municípios da Regional de Jaraguá do Sul (Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Schroeder) registraram sete notificações de casos suspeitos de Influenza. Destes, apenas uma notificação foi confirmada como sendo Influenza pelo tipo H1N1.

 

Este caso foi de um homem de 49 anos, morador de Guaramirim, que faleceu no dia 3 deste mês, no Hospital e Maternidade Jaraguá.

Na última segunda-feira, 28, uma menina de 10 anos faleceu com suspeita de Influenza. Os exames foram encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen, em Florianópolis. Ainda não há a confirmação.

Abaixo números da Influenza na Regional de Jaraguá do Sul:

Quantidade

Situação

Cidade

01

confirmado

Guaramirim

05

negativos

01 Navegantes**/ 01 de Massaranduba/ 01 de Guaramirim/ 03 de Jaraguá do Sul

01

aguarda resultado

Jaraguá do Sul

**O paciente do município de Navegantes estava em Jaraguá do Sul quando realizou os exames e por isso é contabilizado nesta Regional

Dados de todo o Estado podem ser acompanhados no site da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Nesta quarta-feira, 30, foi divulgado boletim da Influenza.

http://www.dive.sc.gov.br/index.php/arquivo-noticias/311-informe-epidemiologico-n-03-2016-vigilancia-da-influenza-atualizado-em-28-de-marco-de-2016 

Campanha de Vacinação

No dia 8 de abril, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Dive/SC) realizará uma videoconferência com todas as equipes regionais e municipais de imunização de Santa Catarina para discutir a estratégia da 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Estado.

De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha ocorrerá do dia 30 de abril a 20 de maio, sendo 30 de abril o dia “D” de mobilização nacional para intensificação da vacinação.

Até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina não recebeu o cronograma de distribuição de vacinas por parte do Ministério da Saúde -, somente teve acesso a um informe da assessoria de comunicação do Ministério da Saúde assinalando que serão distribuídas, no período de 1 a 15 de abril, cerca de 48% do total de doses para o Brasil.

(http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/noticias-svs/22804-ministerio-da-saude-divulga-cronograma-de-envio-da-vacina-contra-gripe)

De acordo com o Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2016, Santa Catarina receberá 1,759 mil doses da vacina no total. Assim, se cumprida a previsão de envio da primeira remessa, o Estado deverá receber 844 mil doses para iniciar a campanha.

Distribuição

A logística de distribuição das vacinas ocorre da seguinte forma: da Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cenadi) do Ministério da Saúde, com sede no Rio de Janeiro, as vacinas seguem por transporte aéreo para os estados. Em Santa Catarina, o destino é o aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, de onde as doses são enviadas para a Central Estadual de Rede de Frio, em São José, pelo sistema de transporte rodoviário do Ministério da Saúde.

Na Central, onde são conferidas e armazenadas, as vacinas são distribuídas às 19 Gerências Regionais de Saúde para retirada pelos municípios e posterior encaminhamento às salas de vacina. Durante todo esse processo, que leva em média de uma a duas semanas, as vacinas devem ser conservadas em temperaturas variando de +2°C a +8°C. Qualquer variação da temperatura para fora dessa faixa poderá acarretar na perda da qualidade ou até mesmo inutilização das mesmas.

Quem deve receber a vacina

Nesta campanha, serão vacinados os indivíduos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais*, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

*Indivíduos que apresentem pneumopatias (incluindo asma); cardiovasculopatias; nefropatias; hepatopatias; doenças hematológicas; distúrbios metabólicos; transtornos neurológicos e do desenvolvimento (como epilepsia, paralisia cerebral, síndrome de Down, entre outros); imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias, HIV/Aids ou outros; obesidade; e pacientes com tuberculose, de todas as formas.

Informações adicionais para a imprensa:

Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br / imprensa@jgs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 8861-2652
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrjaraguadosul 

Letícia Wilson / Patrícia Pozzo
Núcleo de Comunicação
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
Secretaria de Estado da Saúde

Fone: (48) 3664.7406​ | 3664.7402

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support