Regional de Itapiranga define ações prioritárias para 2017
Pavimentação da Rodovia da Fronteira, mais recursos para manutenção de hospitais filantrópicos e investimentos em saneamento básico estiveram entre as principais ações elencadas na audiência pública do orçamento regionalizado organizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Itapiranga, na manhã de segunda-feira, 27.
Por meio da audiência foram definidas as três prioridades para o orçamento estadual de 2017 do Plano Plurianual (PPA) do quadriênio 2016/2019. O PPA com 12 prioridades para a regional de Itapiranga já havia sido aprovado em 2015. O evento contou com a participação de deputados, prefeitos, lideranças políticas e comunitárias dos cinco municípios de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga.
De acordo com o secretário executivo da ADR Itapiranga, Miguel Schneider, a Audiência Pública é uma forma de gestão participativa onde o Estado quer ouvir da população suas demandas e prioridades. O secretário executivo enaltece a importância do evento. Lembra que, há quatro anos, no PPA 2012-2015, as lideranças e a população da regional de Itapiranga apontaram 93 ações prioritárias e, dessas, o Governo do Estado por meio da SDR concluiu mais de 70 ações.
“É importante destacar de que um projeto de lei complementar de 2016 fixa em 3% da receita corrente líquida do Estado a ser aplicado nas prioridades apontadas em cada microrregião a partir de 2017. O projeto está na mesa do presidente da Alesc e esperamos que o mesmo seja votado e aprovado o quanto antes”.
De acordo com o presidente da comissão de finanças da Assembleia, deputado Marcos Vieira, as três prioridades da regional serão incluídas no orçamento de 2017. O deputado também esclareceu dúvidas em relação a situação da Rodovia 163. Disse que a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado cumpriram com os trâmites legais para a federalização do trecho entre Itapiranga e São Miguel do Oeste em 2014. O parlamentar criticou duramente a demora do Governo Federal em concluir o inventário, última etapa antes da federalização.
Na tarde de segunda-feira, 27, a regional de São Miguel do Oeste também elencou várias prioridades que igualmente contemplam a população que reside no âmbito da ADR Itapiranga. Entre as prioridades definidas naquela regional pode-se citar a implantação da UTI neonatal e aquisição de equipamentos de alta complexidade para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. A terceira prioridade foi a aquisição de uma nova área de terra para o Colégio Agrícola Cedup Getúlio Vargas.
{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text}{/article}