Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Regional de Itapiranga define...

Regional de Itapiranga define ações prioritárias para 2017

regional de itapiranga define acoes prioritarias para 2017 20160628 1749532087

Pavimentação da Rodovia da Fronteira, mais recursos para manutenção de hospitais filantrópicos e investimentos em saneamento básico estiveram entre as principais ações elencadas na audiência pública do orçamento regionalizado organizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Itapiranga, na manhã de segunda-feira, 27.

 

Por meio da audiência foram definidas as três prioridades para o orçamento estadual de 2017 do Plano Plurianual (PPA) do quadriênio 2016/2019. O PPA com 12 prioridades para a regional de Itapiranga já havia sido aprovado em 2015. O evento contou com a participação de deputados, prefeitos, lideranças políticas e comunitárias dos cinco municípios de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga.

De acordo com o secretário executivo da ADR Itapiranga, Miguel Schneider, a Audiência Pública é uma forma de gestão participativa onde o Estado quer ouvir da população suas demandas e prioridades. O secretário executivo enaltece a importância do evento. Lembra que, há quatro anos, no PPA 2012-2015, as lideranças e a população da regional de Itapiranga apontaram 93 ações prioritárias e, dessas, o Governo do Estado por meio da SDR concluiu mais de 70 ações.  

“É importante destacar de que um projeto de lei complementar de 2016 fixa em 3% da receita corrente líquida do Estado a ser aplicado nas prioridades apontadas em cada microrregião a partir de 2017. O projeto está na mesa do presidente da Alesc e esperamos que o mesmo seja votado e aprovado o quanto antes”.

De acordo com o presidente da comissão de finanças da Assembleia, deputado Marcos Vieira, as três prioridades da regional serão incluídas no orçamento de 2017. O deputado também esclareceu dúvidas em relação a situação da Rodovia 163. Disse que a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado cumpriram com os trâmites legais para a federalização do trecho entre Itapiranga e São Miguel do Oeste em 2014. O parlamentar criticou duramente a demora do Governo Federal em concluir o inventário, última etapa antes da federalização.  

Na tarde de segunda-feira, 27, a regional de São Miguel do Oeste também elencou várias prioridades que igualmente contemplam a população que reside no âmbito da ADR Itapiranga. Entre as prioridades definidas naquela regional pode-se citar a implantação da UTI neonatal e aquisição de equipamentos de alta complexidade para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. A terceira prioridade foi a aquisição de uma nova área de terra para o Colégio Agrícola Cedup Getúlio Vargas.

{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text}{/article}