Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Regional da Defesa Civil...

Regional da Defesa Civil de Curitibanos recebe Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres

Um Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd Regional) está em construção em Curitibanos. “O Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Defesa Civil está implantando 20 unidades de Cigerd em pontos estratégicos do estado”, destaca o secretário executivo da ADR, Luiz Cesar Abrahão.

O objetivo é garantir a segurança dos catarinenses em situações de emergência. “Quando acontecem vendavais, enchentes, estiagens e outros fenômenos naturais, as pessoas não podem ficar a mercê dos improvisos”, explica Roberto Adriano Roper, coordenador Regional da Defesa Civil em Curitibanos.

A Regional por Roper atende 12 municípios que compreendem as ADR de Curitibanos e Campos Novos. A estrutura do Cigerd que está sendo montatda possui nove módulos, com cerca de 160 metros quadrados, está localizada na Avenida Lions, no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro. O Cigerd Regional de Curitibanos estará interligado com o Cigerd de Florianópolis, assim como os outros 19 Centros no Estado.

Cigerd Regional

O Cigerd Regional é composto por nove módulos de ferro galvanizado, totalmente autossuficiente, conta com gerador de energia capaz de manter o centro operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Conta também com garagem, depósito, recepção, sala do Coordenador Regional, sala de reunião, sala de situação, banheiro e cozinha.

Cigerd Florianópolis

O Cigerd está em construção em Florianópolis na Avenida Governador Ivo Silveira. Ele busca integrar os esforços dos diversos setores e órgãos do Estado para o gerenciamento dos riscos e desastres e, com isso, reduzir os impactos na população em uma situação de eventos adversos.

A estrutura vai contar com o Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres.

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support