Regiões Metropolitanas são alternativas para infraestrutura e criam novos desafios para as prefeituras
A criação de Regiões Metropolitanas em Santa Catarina será o tema da primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Joinville. O engenheiro Cassio Taniguchi vai falar sobre o Estatuto da Metrópole, documento base para a homologação das áreas. Será na segunda-feira, às 13h30, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR).
“Minha proposta é discutir os entraves e os benefícios que envolvem uma Região Metropolitana. Existe necessidade da criação quando dois ou mais municípios demandam de infraestrutura compartilhada, mas em outros aspectos pode engessar a gestão”. Como exemplo, Taniguchi cita uma das primeiras mudanças: transporte público. “Os prefeitos têm de abrir mão do gerenciamento de transporte que passa para uma superintendência vinculada ao Governo do Estado”.
O debate irá envolver os municípios da região, também é aberto à comunidade. “Nós convidamos os prefeitos, inclusive os da região de Jaraguá do Sul e São Bento do Sul. É um debate importante para o planejamento dos municípios e envolve questões de investimentos e mobilidade urbana. E o palestrante é bastante conhecedor desse assunto”, disse a secretária da ADR Joinville, Simone Schramm. Durante o CDR, a gestora do órgão estadual também irá dar posse aos novos conselheiros.
Taniguchi integra, desde 2015, o corpo técnico da Secretaria de Estado do Planejamento, como superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis. De acordo com o engenheiro, na região Norte, está identificada a demanda de infraestrutura compartilhada entre as cidades de Joinville e de Araquari. “Em termos de transporte, por exemplo, não havendo a criação de uma área metropolitana, uma solução para ambas as cidades seria um consórcio. Vamos falar de alternativas, entreves e recursos”.
Cassio Taniguchi integra desde 2015 o corpo técnico do Governo do Estado de Santa Catarina como superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis. É natural de Paraguaçu Paulista, no Estado de São Paulo. Formou em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em 1964. Foi consultor de projetos urbanísticos em diversas cidades brasileiras, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia. Desenvolveu ações internacionais de mobilidade no Japão, Estados Unidos, Emirados Árabes e Porto Rico. Foi secretário de Planejamento do Paraná e prefeito de Curitiba por dois mandatos, entre 1997 e 2004. Ele também ocupou o cargo de Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal, onde idealizou a construção do primeiro bairro verde do Brasil: o Setor Noroeste.
{article Ana Paula Keller – ADR Joinville – Assinatura}{text} {readmore}{/article}