Região Oeste recebe vacinas contra tuberculose (BCG)
A Gerente de Saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Cassiana Teles informa que nesta semana chegaram a Chapecó, 1.600 doses de vacina BCG, contra a tuberculose. A entrega aos municípios e aos postos de saúde já está sendo feita. Das vacinas que chegaram, 600 doses foram entregues para Chapecó: aos dois hospitais, HRO e Infantil e para 28 postos de saúde e para a sala de vacinas que funciona anexo ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde, Rua Rui Barbosa, centro. Chapecó já tinha uma lista de espera de 300 pessoas.
Das outras mil doses, parte ficará no estoque para emergências e as outras serão entregues aos outros 08 municípios que integram a SDR de Chapecó: Águas Frias, Nova Erechim, Coronel Freitas, Nova Itaberaba, Cordilheira Alta, Planalto Alegre, Caxambu do Sul e Guatambu.
A responsável pelo setor de imunização da SDR, Iracema Azzolini relata que a falta de vacinas contra a tuberculose, já foi registrada há dois meses e o problema foi com o laboratório produtor da vacina, que fica no Rio de Janeiro. A Fundação Ataulpho Paiva explicou que as dificuldades envolvem os fornecedores internacionais para a liberação da remessa de vacinas. Cassiana falou também que, aos poucos, as vacinas estão chegando e, para a semana que vem, já há mais uma remessa agendada, o que deve por fim ao problema da falta da vacina BCG na região.
{article Paulo Munauar – SDR Chapecó – Assinatura}{text}{/article}