Região Oeste cria plano de ação hospitalar para atendimento em casos de dengue
Na manhã da terça-feira, 26, as Gerências de Saúde das Agências de Desenvolvimento Regionais (ADRs) de Quilombo, Chapecó, Palmitos e Maravilha realizaram um encontro com profissionais da saúde e representantes de hospitais da região para criar um plano de ação para atendimentos em casos de dengue. O principal objetivo é de se preparar para o atendimento de uma futura, ou eventual, epidemia de dengue.
Foram discutidas estratégias e protocolo de encaminhamentos dos pacientes, principalmente para a não lotação de leitos. O objetivo é de que o atendimento seja imediato, no local mais próximo. Profissionais da saúde e funcionários dos hospitais da região serão capacitados para os atendimentos.
O gerente de saúde da ADR de Quilombo, Velonir Balen, destaca a necessidade do plano e da capacitação dos profissionais para um atendimento mais ágil do paciente e uma melhor recuperação. “Através de um protocolo de atendimento, iniciado ainda na unidade de saúde, o paciente com a doença diagnosticada já inicia o tratamento, sendo somente encaminhado para atendimento fora do domicilio em casos mais graves”.
No Estado, são 28 municípios diagnosticados com dengue, destes 22 são da região Oeste. Dos seis municípios da regional de Quilombo, União do Oeste e Quilombo possuem foco do mosquito, mas nenhum caso de doença. “O plano de ação é uma forma de estarmos preparado para caso haja uma epidemia de dengue”, frisa Balen.
{article Thaise Vanessa Guidini – ADR Quilombo – Assinatura}{text}{/article}