Região Sul ganha novo cultivar de banana
A fruta se chamará Belluna em homenagem a Sidererópolis, um dos principais locais de cultivo. Pequena e doce. Assim que é caracterizada o novo cultivar de banana produzida na região, a Banana Belluna. O lançamento da fruta ocorrerá nesta sexta-feira, 28, no Salão da Comunidade de Rio Kuntz, em Siderópolis. Após a cerimônia, haverá café com os produtos a base da fruta e visitação a propriedade do agricultor Aldo Zanin, um dos produtores.
Em homenagem a cidade de Siderópolis, antiga Nova Beluno, um dos lugares para onde a cultivar foi trazida para testes em 1999, o nome da banana faz alusão a cidade italiana co-irmã do município, Beluno. Nestes últimos anos, as pesquisas de campo também foram realizadas na Estação Experimental da Epagri de Urussanga, em colaboração com a Embrapa Mandioca e Fruticultura; Urussanga; Treviso; Criciúma; Jacinto Machado e Santa Rosa do Sul.
As plantas de Belluna se destacaram pela resistência às duas principais doenças da bananeira: mal-do-Panamá e mal-de-Sigatoka. Por apresentarem estes diferenciais, a melhor forma para nós as cultivarmos é da forma orgânica. A fruta tem tamanho pequeno, com teor de açúcar normal (21° Brix) e acidez muito baixa comparando com as outras bananas avaliadas, dando um sabor agradável e destacando mais os açúcares do que a acidez.
No entanto, além de cultivo orgânico, a bananeira Belluna vai muito bem no cultivo convencional e em arranjos agroflorestais, como o consórcio com o palmito Juçara e o palmito híbrido.
Informações adicionais para a imprensa:
Paula Darós Darolt
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma
E-mail: imprensa@cua.sdr.sc.gov.br
Fone: (48) 3403-1018 / (48) 9127-6838
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrcriciuma