Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Região de Quilombo define...

Região de Quilombo define hospital, pavimentação de rodovias e apoio ao turismo como prioridades para o orçamento 2017

audiencia orcamento regionalizado 20160629 1096451468

Na tarde desta quarta-feira (29), foi realizada no Complexo de Segurança Pública de Quilombo a Audiência Pública do Orçamento Regionalizado, promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A Audiência serviu para definir três, entre as 12 prioridades do Plano Plurianual 2016-2019, para constarem na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) do Governo do Estado para 2017.

“O orçamento do próximo ano deve dar entrada na Alesc até o dia 30 de setembro e ser votado antes do recesso de fim ano”, orientou o presidente da Comissão de Finanças e Tributação, deputado Marcos Vieira.  Ele também enfatizou que o Projeto de Lei Complementar (PLC) 4/2016 está pronto para dar entrada na ordem do dia da Assembleia. O projeto torna o orçamento regionalizado impositivo, ou seja, obriga o Executivo estadual a executar obras definidas como prioritárias nas audiências públicas e ainda prevê 3% da Receita Corrente Líquida para isso – sendo 40% obrigatórios na saúde e educação.

audiencia orcamento regionalizado 20160629 1113378246Cerca de 150 pessoas compareceram na audiência, a maioria moradores de Jardinópolis e das linhas São Luís e São José, em Quilombo. Eles queriam garantir que a pavimentação asfáltica da rodovia que liga Jardinópolis a Quilombo e do trecho que liga Santiago do Sul a São Domingos permanecessem como prioridade. E conseguiram mantê-la como a segunda prioridade para a LOA 2017.

A primeira prioridade também foi mantida a mesma da audiência passada: reforma, ampliação e aquisição de equipamentos para o Hospital São Bernardo.  “Nosso hospital é referência de atendimento aos moradores de toda regional de Quilombo e é uma prioridade muito importante. Estamos com um projeto de reforma e ampliação, de 4,6 mil metros quadrados. Com o projeto pronto fica mais fácil buscar recursos. Nosso hospital tem 52 anos de fundação e a última reforma foi há 27 anos, em 1989. Nossa meta é buscar novos profissionais, novos serviços, para que as pessoas não precisem deslocar até Chapecó ou outro município”, disse a administradora do hospital, Luciane Meurer.

Luciane complementou que Coronel Martins não pertence à Agência de Desenvolvimento Regional de Quilombo, mas está conveniado ao Hospital São Bernardo e por isso a pavimentação entre Jardinópolis e Quilombo e entre Santiago e São Domingos, elencadas como a segunda prioridade, são importantes.

A terceira prioridade elencada para constar na LOA 2017 é o apoio à infraestrutura turística na região, que substituiu o item: ampliação da rede de distribuição, reservatórios e bombeamento de água, escolhido na audiência passada. “O problema da água já está em processo para ser solucionado. A ADR e a Prefeitura de Quilombo já licitaram as horas máquinas e a Casan está com a licitação do material necessário em tramitação. Por acreditarmos que é um problema com a solução já em andamento, penso que queimaríamos um cartucho se mantivéssemos como prioridade para o orçamento do próximo ano”, sustentou o secretário executivo da ADR, Gilmar Ferrari.

O delegado regional de São Lourenço do Oeste, Carlos Augusto Morbini, informou que a construção de uma Unidade Prisional Avançada foi eleita como a terceira prioridade do orçamento regionalizado para 2017 da regional de São Lourenço do Oeste. “Sou delegado regional há 12 anos e há pelos menos 10 pleiteamos a construção do Presídio Regional de São Lourenço do Oeste, que vai abranger também a Comarca de Quilombo”, disse. 

 

Prioridades elencadas para o Orçamento 2017

1 – Reforma, ampliação e aquisição de equipamentos para o Hospital São Bernardo

2 – Pavimentação asfáltica sobre o leito natural entre os municípios de Jardinópolis e Quilombo e entre Santiago do Sul e São Domingos

3 – Apoio à infraestrutura turística regional

{article Vinicios Ranzan – assinatura – ADR Quilombo }{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support