Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Região de Curitibanos realiza...

Região de Curitibanos realiza Workshop do Programa Crescendo Juntos

workshop crescendo juntos fase 3 cedup 20161209 1677608091

O Governo de Santa Catarina segue a implantação do Programa Crescendo Juntos, que visa o Desenvolvimento e a Redução das Desigualdades Regionais em Santa Catarina. Um workshop para debater, estruturar e orientar o programa foi realizado em Curitibanos na quarta-feira, 7. O encontro foi sediado no Cedup, com a presença de órgãos públicos e entidades representantes de sociedade civil da região. 

O programa identificou 12 regiões com baixos índices de desenvolvimento em Santa Catarina: Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Lages, Laguna, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Taió. Em cada região, está sendo elaborada uma agenda de desenvolvimento com propostas concretas para dinamizar a economia local, respeitando as vocações dos territórios, com a participação de órgãos governamentais e da sociedade civil organizada.

Organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento (SPG), juntamente com a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Curitibanos, o evento se iniciou com a apresentação dos objetivos do Crescendo Juntos. “O programa tem como premissa básica focar nos fatores causadores das desigualdades entre as regiões, cujas intervenções propostas sejam capazes de reduzir delas de forma estrutural e duradoura”, explica Luiz Carlos Mior, diretor de planejamento da Secretaria de Estado do Planejamento (SPG). 

Para o secretário executivo da ADR de Curitibanos, o programa é essencial para Santa Catarina, mas especialmente para a região. “É uma grande iniciativa do Governo de Santa Catarina promover o Crescendo Juntos para buscarmos juntos as soluções para a nossa região, bem como as outras 11 regiões atendidas pelo programa no estado”, disse.  

A Agenda de Desenvolvimento Regional, uma das principais ferramentas do programa, também foi apresentada no workshop a partir da discussão interativa dos eixos estabelecidos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Infraestrutura e Meio Ambiente e Gestão Pública. 

Perfil Socioeconômico da Região de Curitibanos

Durante a reunião, técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento apresentaram o perfil socioeconômico dos municípios que integram a ADR de Curitibanos, com demonstrativos e indicadores de população, desenvolvimento humano, educação, saúde, assistência social, segurança pública, atividades econômicas, mercado de trabalho e renda, geração de riqueza e características da infraestrutura.

A Regional de Curitibanos conta com uma população de 64,3 mil habitantes, sendo que somente 13% residem no meio rural. Possui características majoritariamente voltadas à agropecuária, silvicultura e extração vegetal. Na economia primária destacam-se as lavouras temporárias (soja, milho, alho, feijão e cebola), a silvicultura e a extração vegetal. Comércio, administração pública e atividades imobiliárias são as mais relevantes na participação de serviços. 

Em relação à produção de riqueza, a região gera um PIB equivalente a 0,7% do estadual. Tanto o PIB per capita quanto a Renda Domiciliar per capita são inferiores às médias de Santa Catarina, ocupando 31ª e 33ª posições, respectivamente, dentre as 36 regiões.

Outro dado levantado pela Secretaria de Planejamento refere-se aos indicadores de desenvolvimento humano que apresentam situação de vulnerabilidade inferior à média do Estado, especialmente o município de São Cristóvão do Sul. 

Núcleo Executivo Regional 

O Núcleo Executivo Regional será o responsável pelo encaminhamento da Agenda de Desenvolvimento Regional. Ele é composto por seis órgãos governamentais e seis entidades representantes da sociedade civil organizada. Em Curitibanos, após realizar plenária durante o workshop, o núcleo ficou assim composto:

Órgãos de Governo: secretário executivo da ADR de Curitibanos, Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), Associação dos Municípios da Região do Contestado (AMURC), Defesa Civil, Epagri e UFSC.  

Entidades da Sociedade Civil: Associação Empresarial de Curitibanos (ACIC), Coinco, Rede de Grêmios Estudantis de Curitibanos, Sindicato da Indústria Florestal de Curitibanos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Universidade do Contestado (UnC).

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos