Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Região de Curitibanos deve...

Região de Curitibanos deve intensificar inscrições do Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Os proprietários e possuidores de imóveis rurais têm até maio de 2016 para preencherem o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O prazo venceria em maio deste ano mas foi prorrogado por um ano pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. A inscrição das propriedades rurais no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) vem sendo incentivada pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca.

 

O cadastramento é de responsabilidade exclusiva dos proprietários rurais e aqueles que não estiverem regularizados podem sofrer penalidades previstas na legislação, como impedimento de receber autorização ambiental ou crédito rural. Segundo os dados do Ministério do Meio Ambiente, o país tem 1,4 milhão de imóveis e posses rurais cadastrados no Sicar, o que representa 52, 8% da área total de 373 milhões de hectares passíveis de regularização ambiental.

Na região de Curitibanos, o município de São Cristóvão do Sul se destaca com 50,29% das propriedades cadastradas. Frei Rogério, com 35,80%, vem em segundo. Na seqüência vem Santa Cecília, com 29,56%, Curitibanos, com 29,44% e Ponte Alta do Norte, com 28,56%. “Faremos  um treinamento com técnicos das secretarias municipais de agricultura da região para agilizar este cadastramento “ explica Tarsso Luiz Rhoden, gerente Regional de Desenvolvimento Sustentável e Agricultura. O encontro está marcado para 17 de julho próximo, no auditório da SDR de Curitibanos.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, Santa Catarina tem um dos melhores índices do país. “Estamos trabalhando para cumprir o prazo e atingir a meta onde devem ser cadastradas as 370 mil propriedades e posses rurais de Santa Catarina”, destaca Sopelsa. No estado são 122.650 cadastros feitos até o momento, aproximadamente 35% do total de imóveis rurais catarinenses.

Hoje, para preencher o cadastro, o proprietário rural já conta com o apoio de 1.440 técnicos treinados, distribuídos em todos os municípios. Existe ainda a possibilidade de procurar um técnico de sua preferência, arcando com os custos, ou de ele mesmo preencher o cadastro. Ao preencher o CAR, o proprietário rural receberá um certificado de cadastramento, que prova o cumprimento das exigências ambientais.

Caso a propriedade rural esteja em inconformidade com a legislação, o proprietário irá aderir ao Programa de Recuperação Ambiental (PRA), nele serão estabelecidos prazos e ações de recuperação ambiental. Com a implantação efetiva do CAR em Santa Catarina, os proprietários ou possuidores de imóveis rurais ficaram desobrigados da averbação da reserva legal em cartório, o que reduz os custos e simplifica os procedimentos de regularização ambiental.

Além da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, participam do grupo de trabalho do CAR em Santa Catarina as Secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), da Casa Civil (SCC), SDRs, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado de Santa Catarina (Epagri), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), associações de municípios, prefeituras, sindicatos rurais, entre outros órgãos.

{article Fabio Claudino Fontana – SDR Curitibanos – assinatura}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support