Região de Curitibanos aprimora projetos de desenvolvimento através do NER
O Núcleo Executivo Regional (NER) de Curitibanos se reuniu nesta segunda-feira, 20, para dar seguimento ao Programa Crescendo Juntos, que visa o desenvolvimento e a redução das desigualdades regionais em Santa Catarina. Ações e projetos estão sendo discutidos por 12 entidades, sendo seis públicas e seis da sociedade civil organizada.
“O Governo de Santa Catarina está mobilizado e, nós da ADR de Curititbanos, junto à Secretaria de Planejamento (SPG) do Governo, buscamos com os órgãos públicos e entidades os caminhos que melhoram o desenvolvimento regional e as condições de vida da nossa gente”, explica o secretário executivo da Regional, Luiz César Abrahão.
Um seminário regional vai referendar os projetos que estão sendo elaborados e discutidos. O encontro está previsto para acontecer no fim de março com a presença do governador Raimundo Colombo. Nele, os órgãos públicos e entidades envolvidas debaterão as propostas a serem aprovadas. “Até o seminário, as entidades podem apresentar projetos junto ao NER através do preenchimento de um formulário”, orienta o gerente de Planejamento Regional e Apoio a Política Públicas, Sidnei Rodrigues de Souza.
Para a elaboração dos projetos, é disponibilizado pela SPG o formulário que deve ser preenchido com dados do projeto como objetivo, justificativa, tipo de ação, custos, prazos, fonte de recursos e envolvidos na ação. Para aprovação até o seminário, os projetos devem necessariamente passar pelo crivo do Núcleo Executivo Regional.
Três eixos estão sendo trabalhados pelo Crescendo Juntos através do NER. O primeiro eixo contempla o Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O segundo discute temas relacionados ao Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio Ambiente. No terceiro, o foco é a Gestão Pública. Confira abaixo os temas discutidos na região de Curitibanos em cada eixo:
EIXO 1: Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
1. A viabilização de créditos a juros mais baixos a pequenos e médios produtores;
2. Assegurar o Curso de Medicina através do empenho das entidades públicas e privadas da região, com acompanhamento político e técnico, visando melhoria das condições da saúde regional.
3. Agregação de valor nas cadeias produtivas de pequenos e médios produtores visando organizá-los para obtenção de um melhor retorno econômico;
4. Educação Fiscal para melhorar a arrecadação e investimentos na região, evitando evasão de divisas e sonegação de tributos;
5. Educação Empreendedora para estudantes de escolas públicas do ensino fundamental e médio;
6. Criação de uma Incubadora para instalação de novas empresas e projetos com vistas para diversidade de produção, manter jovem na região e estimular o desenvolvimento tecnológico.
7. Construção de um Centro de Eventos para aproveitar a posição estratégica da região na realização de conferências, estimulando ações voltadas para o turismo como shows, arte, música, teatro, gastronomia, cultura, etc.
EIXO 2 Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio Ambiente
1. Construção de uma Policlínica Médica Pública de Especialidades que visa otimizar atendimento evitando viagens de pacientes e diminuição de filas de espera;
2. Consciência Cidadã prevê o desenvolvimento de lideranças jovens, através de conscientização política e empreendedorismo social.
3. Projeto vocacional de Bombeiro Regional que visa combater déficit de pessoas da região ingressando no CBMSC;
4. Modernização da coleta e reciclagem através do aterro sanitário para diminuição de custos do municípios e agilizar serviços;
5. Desenvolvimento Turístico da Região explorando questões históricas, culturais, gastronomia, belezas naturais, ciclismo, trilhas, etc.
EIXO 3 Gestão Pública
1. Criação de um programa de fomento que incentive o beneficiamento da matéria-prima, integrando gestão pública e classe produtora, agregando valor à produção regional.
2. Criação de um regime de tributação diferenciada com incentivo fiscal na área de abrangência do Programa Crescendo Juntos, incentivando produtividade e empregabilidade.
3. Fortalecimento do Cedup de Curitibanos, que oferecerá cursos profissionalizantes qualificando a mão de obra regional
4. TFD Compartilhado visa otimizar custos em saúde com o transporte compartilhado de pacientes da região entre os municípios.
5. Estruturação da Defesa Civil como ação preventiva de intempéries e resposta rápida a incidentes climáticos.
6. Planificação da Segurança Pública Regional considerando fatos recentes de desenvolvimento;
7. Projeto Rede Vizinhos fortalecimento de vínculos comunitários visando a segurança pública.
Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos