Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Região de Curitibanos acompanha...

Região de Curitibanos acompanha audiência sobre Ferrovia da Integração

Uma ferrovia de 540 quilômetros com R$ 14 bilhões em investimentos aproximadamente. Um sonho de ligar o Oeste ao Litoral. Esta é a Ferrovia da Integração, também conhecida como a Ferrovia do Frango, que vem sendo pensada e estudada para desenvolver ainda mais Santa Catarina.

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias está apresentando esta semana o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e ambiental (EVTEA) da ferrovia. Em Chapecó, a sessão foi realizada nesta terça, 3 e nesta quinta, 5, será em Florianópolis, na sede do Dnit. A companhia busca com estes encontros subsídios para o aprimoramento dos estudos técnicos da construção.

 A rota mais provável começa em Dionísio Cerqueira, passando por Chapecó, Joaçaba até chegar em Curitibanos. De Curitibanos um traçado segue pela 470 até os portos de Itajaí e Navegantes. E o outro traçado seguiria por Lages até os portos de Imbituba e Laguna”, explica.

Para o secretário executivo da ADR de Curitibanos, Luiz Cesar Abrahão, a passagem da ferrovia será um grande passo para o desenvolvimento da região. “No passado, uma forma desorganizada de construção de trilhos nos trouxe a Guerra do Contestado, gerando dor e destruição. Agora, de forma organizada, queremos reescrever a história, levando pelos trilhos o desenvolvimento, a nossa produção, a geração de emprego, o turismo”, salienta.

Transporte barato, seguro e sustentável

“Uma ferrovia exige alto valor de investimento. Mas isto é recompensado com transporte mais barato, mais seguro, ambientalmente sustentável. A ferrovia também vai ajudar na condição das rodovias, que diminuirão consideravelmente o trânsito pesado, facilitando a sua conservação”, explica o professor Aldo Dolberth, que é o agente do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) do município de Curitibanos. .

Para o prefeito de Curitibanos, José Antonio Guidi, após os estudos do traçado da Ferrovia da Integração, o próximo passo será a definição dos recursos para executar a obra. “Através do Plano Plurianual (PPA) que acontece em 2019  vai se definir o planejamento e esperamos poder contemplar um aporte de recursos para dar início a execução das obras”, definiu.

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support