Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Região de Canoinhas concentra...

Região de Canoinhas concentra maior produção de soja em Santa Catarina

Com a maior safra de soja de Santa Catarina, região de Canoinhas responde por mais de 20% do total produzido pelo estado. As lavouras de soja ocuparam 131,6 mil hectares na safra 2016/17, onde foram colhidas quase 502 mil toneladas do grão – 9,95% a mais do que no último ano. A região é ainda uma grande produtora de milho e se torna um celeiro catarinense da produção de grãos.

Na região, as lavouras de milho e soja praticamente não competem. Aliás, lá é um dos únicos lugares do estado onde a área plantada de soja diminuiu e a de milho aumentou, indo na contramão do que acontece nas outras regiões.

Enquanto os produtores de soja destinaram 131,6 mil hectares ao plantio – 1,29% a menos do que na safra 2015/16. As lavouras de milho foram ampliadas em 5,25%, chegando a 32,1 mil hectares. Mais área plantada e mais produtividade resultaram em uma colheita de 304,6 mil toneladas de milho – 14,4% maior do que no último ano.

A produtividade também foi o segredo para incrementar a produção de soja na região. Os produtores colheram em média 3,8 toneladas/hectare, o que compensou a queda na área plantada. “Santa Catarina tem um espaço territorial limitado para o cultivo e nossas lavouras são muito diversificadas. Os produtores perceberam que o segredo está no uso de tecnologias para ampliar a produtividade e colher mais no mesmo espaço de terra”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.

A produção de milho e soja é muito importante para Santa Catarina. Destaque na produção de proteína animal, o estado é o maior consumidor de milho do país e o grão é indispensável para manter a competitividade do agronegócio no estado. “Não existe produção de suínos e aves sem soja e milho”, destaca Sopelsa.

Os números estão disponíveis no Boletim Agropecuário do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) deste mês. Os municípios considerados como integrantes da região de Canoinhas são: Bela Vista do Toldo; Canoinhas; Irineópolis; Itaiópolis; Mafra; Major Vieira; Monte Castelo; Papanduva; Porto União; Santa Terezinha; Timbó Grande e Três Barras.

Milho safra 2016/17

Santa Catarina encerra colheita de milho e tem safra 2016/17 de 3,2 milhões de toneladas. Como maior consumidor de milho do país, o estado comemora o incremento de 17,2% na produção. Ao todo, foram mais de 379 mil hectares destinados ao cultivo do grão e a produtividade média foi de 8,5 toneladas/hectare.

Soja safra 2016/17

Os produtores catarinenses colheram a maior safra de soja da história. A produção chegou a 2,4 milhões de toneladas, 13,4% a mais do que no último ano. Na safra 2016/17, o grão ocupa 660,2 mil hectares no estado, a maior área plantada já registrada, e o rendimento médio foi de 3,6 toneladas/hectare.

A soja é ainda um grande produto na pauta de exportações de Santa Catarina. Em junho, de tudo o que o estado exportou, 11,4% era do complexo soja. No acumulado do ano, de janeiro a junho, o volume exportado foi 15% superior ao volume exportado no mesmo período de 2016, passando de 1,2 milhão de toneladas. Os principais destinos da soja catarinense são China, Rússia, Coreia do Sul e Tailândia.

Informações adicionais para imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4417/ 98843-4996
Site: www.agricultura.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support