Referência nacional, Santa Catarina reforça a importância da doação de órgãos
Nesta quarta, 27 de setembro, é o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A data serve para conscientizar sobre a importância desse ato de solidariedade que pode salvar muitas vidas.
Neste assunto, Santa Catarina é referência nacional. No primeiro semestre de 2023, o estado registrou uma taxa de doação de 40 por milhão de população (pmp), enquanto a taxa nacional é de 19 por milhão de população.
A negativa das famílias em autorizar a doação no estado é de 31%, já a média nacional está em 49%.
De janeiro a agosto de 2023, a SC Transplantes, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), registrou 469 notificações de potenciais doadores. Desses, 208 foram doadores efetivos, resultando na realização de 1.137 transplantes.
Com 69 instituições hospitalares de Santa Catarina integrando o Sistema Estadual de Doação, os hospitais que mais registraram doações de órgãos foram o Hospital Governador Celso Ramos (Florianópolis), o Hospital Santa Isabel (Blumenau) com 20 doações; e Hospital Nossa Senhora da Conceição (Tubarão) com 19 doações.
Para ser um doador, basta comunicar sua família sobre o desejo da doação, pois ela só ocorre após autorização familiar.
O coordenador da SC Transplantes, Joel de Andrade, reforça que os índices alcançados em Santa Catarina são fruto de um longo trabalho de conscientização e de humanização do atendimento alcançado por meio de capacitações constantes das equipes das Comissões Hospitalares de Transplantes:
SONORA
Mais informações em estado.sc.gov.br/noticias.