Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Rede estadual volta às...

Rede estadual volta às aulas com 32 mil alunos na regional de Joinville

O início do aluno letivo para os estudantes da rede estadual de ensino de Santa Catarina inicia na segunda-feira, 13. Em todo o Estado, 530 mil alunos voltam às salas de aula. De acordo com a Gerência Regional de Educação de Joinville (Gered), na região Norte, estão enturmados até o momento 32 mil. Em Joinville, totalizam 26 mil do ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos.

 

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SED), há necessidade de todo o corpo da educação trabalhar com dedicação e, com mais presença dos pais nas escolas, para atingir a qualidade nos 200 dias letivos, correspondente a 800 horas/aula. Até o momento foram contratados 800 professores admitidos em caráter temporário (ACTs) que se integram aos 1,3 mil professores efetivos. Os educadores irão lecionar para os alunos de 62 escolas na região, sendo 38 em Joinville.

Os turnos de ensino na rede estadual serão três: 7h30 às 11h30 para ensino fundamental e médio; 13h30 às 17h30 para fundamental e médio; e 19h às 22h40 para médio e educação de jovens e adultos (EJA). O horário do turno integral para os primeiros anos do ensino médio será das 7h30 às 17h15 aula.

Com relação do transporte escolar, é direito de todo aluno do ensino fundamental que resida em uma distância igual ou maior de três quilômetros da unidade de ensino na qual estuda (3 km ida e 3 km de volta). “Jovens do ensino médio têm esse direito concedido somente quando há comprovação de que escolas próximas às suas casas não tenham disponibilidade de matrícula”, explica a gerente da Gered, Lorena Rothbarth.

Ensino médio integral

Na quarta-feira, 15, começam as aulas para os primeiros anos do ensino médio em tempo integral. Os professores participaram de três capacitações. O novo modelo será ofertado para um grupo de 16 escolas de Santa Catarina, três delas em Joinville: EEB Annes Gualberto, no Iririú, com 85 alunos em três turmas; EEB Senador Rodrigo Lobo, no Jardim Sofia, com uma turma de 32 alunos; e EEB Presidente Médici, no Boa Vista, com 120 alunos em quatro turmas.

Além da grade curricular obrigatória, haverá núcleos para desenvolvimento de projetos. O ensino ficará dividido com a área de conhecimento com foco nas ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagem com duas línguas estrangeiras. A outra divisão é o núcleo articulador com foco no desenvolvimento do jovem: projeto vida é vai trabalhar questão aluno e o mundo do trabalho; estudo orientado e projeto de intervenção e pesquisa, ambos irão desenvolver aspectos emocionais e cognitivos dos jovens.

Climatização e manutenção das escolas

Quanto à climatização, está sendo feita de forma gradativa porque demanda projetos e investimento. Os serviços completos foram executados em 18 unidades, três de forma parcial. A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville fez adaptações completas, rede externa e interna, nos sistemas de energia das escolas: Nagib Zattar; Osvaldo Aranha; Francisco Eberhardt; Martins Veras; Antônia Alpaídes; Plácido Olímpio; Celso Ramos; Arnaldo Moreira Douat; Gertrudes Benta Costa; Jandira D’Ávila; Juracy Maria Brosig; Nair da Silva Pinheiro; Claurenice Vieira Caldeira; Giovani Pasqualini Faraco e Paulo Medeiros.

As escolas João Colin; Guilherme Zuege; Annes Gualberto (São Francisco do Sul) já receberam as melhorias na rede externa; a próxima etapa do trabalho da ADR será intervir na infraestrutura elétrica interna. Há um planejamento para licitar a climatização de outras oito unidades para readequação da infraestrutura externa e interna: Olavo Bilac; Annes Gualberto (Joinville); Leá Maria Lepper; Jorge Lacerda; Carmem Seara Leite (Garuva); David Pedro Espindola (Barra Velha); Georg Keller; e Germano Timm.

{article Ana Paula Keller – ADR Joinville – Assinatura}{text}{/article}