Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Rede estadual volta às...

Rede estadual volta às aulas com 31 mil alunos na regional de Joinville

Estudantes da rede estadual de ensino retornam às salas de aula na segunda-feira, 22. A principal mudança neste ano letivo é a gestão escolar feita pelos pais, alunos e professores. Na região Norte, 31.075 estudantes do ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos estão enturmados até o momento, em Joinville, totalizam 24.014 mil.

“Esse ano letivo inicia mais tranquilo e com três diferenciais. Um deles é a direção escolar escolhida pela comunidade por meio de eleição, outro aspecto é que a contratação dos professores ACTs foi mais organizada e os transtornos em sala irão reduzir significativamente. Nós também tivemos uma melhoria importante na estrutura das escolas embora ainda tenhamos muito a avançar”, avalia a gerente Regional de Educação, Dalila Rosa Leal.

A Gerência Regional de Educação (Gered) de Joinville chamou 1,2 mil professores admitidos em caráter temporário (ACTs). Os educadores se integram aos 1.187 efetivos que compõem a rede nas 64 escolas, sendo 40 em Joinville. As aulas estão divididas em quatro turnos: 7h30 às 11h30 para ensino fundamental e médio; 13h às 17h para escolas rurais com fundamental e médio; 13h30 às 17h30 para fundamental e médio; e 19h às 22h30 para médio e educação de jovens e adultos (EJA).

Quanto à manutenção, desde 2014 a ADR possui uma empresa contratada para fazer o trabalho nas unidades dos oito municípios da região Norte. “No período de férias foram executadas melhorias em mais de dez unidades. Também estamos em parceria com a Celesc para avançar na climatização, já atendemos 18 unidades”, explica o gerente de Infraestrutura da ADR, Fabiano Lopes. A Celesc recebeu os valores e está com planejamento para concluir as ligações externas de energia.

Em duas escolas as aulas acontecem em paralelo a grandes investimentos. Na Escola Estadual Governador Celso Ramos, no Bucarein, em Joinville, os alunos voltam às aulas, mas parte da unidade vai continuar em obras. Estão sendo investido 4,5 milhões em ampliação e reforma. “O alto investimento do Estado nesta unidade fez a matrícula triplicar para este ano letivo porque os estudantes irão encontrar estrutura física moderna e novos laboratórios à disposição”, avalia Simone Schramm, da ADR de Joinville.

Em São Francisco do Sul, a Escola Estadual Felipe Schmidt, a mais antiga da cidade instalada no Centro Histórico, também recebe R$ 2,3 milhões de investimentos. A obra contempla restauro e reforma. “A direção fez um planejamento e as áreas estão divididas em obras e área de ensino, montamos uma logística para não prejudicar os estudantes. E esse investimento atende a um pedido antigo da comunidade porque a escola é patrimônio histórico tombado”.

{article Ana Paula Keller – ADR Joinville – Assinatura}{text}{/article}