Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Rede de Urgência e...

Rede de Urgência e Emergência do SUS passa por vistoria na região Oeste

A rede de atendimento de Urgência e Emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), da região Oeste, passou por vistoria nesta semana, realizada por uma equipe técnica de representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. A Central de Regulação de Leitos Hospitalares da Macrorregião Grande Oeste, com sede em Chapecó, acompanhou a vistoria que tem por objetivo garantir o pleno funcionamento e evitar a superlotação de hospitais regionais.

A vistoria começou na última terça-feira, 27, e terminou na quinta,29, foram visitados hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Samu. A equipe esteve em Chapecó, Ponte Serrada, Maravilha, Guaraciaba e São Miguel do Oeste. Nesta sexta-feira, 30, o grupo técnico de vistoria e gestores da rede de atendimento estiveram reunidos no auditório da ADR Chapecó, para elaborar um relatório com os apontamentos das redes de urgência e emergência.

Durante o encontro, a técnica de coordenação Geral da Rede de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Ana Carolina Ferreira, destacou a importância da cooperação para o funcionamento da Central de Regulação. “Todos têm que trabalhar juntos, para otimizar o tempo de resposta do paciente”,  destacou.

Desde março deste ano a Central de Regulação de Leitos Hospitalares da Macrorregião Grande Oeste está atuando não somente nas autorizações, mas na regulação do uso dos leitos hospitalares do SUS na região de abrangência. É responsável pela regulação das internações e procedimentos hospitalares e transferência de pacientes para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Envolve 76 municípios, três regionais de saúde e 1565 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o gerente da Central de Regulação da Macrorregião, Romulo Portela, as visitas nas unidades da rede de atendimento de urgência e emergência foram fundamentais para orientar e sincronizar o trabalho que será ampliado. “A partir da próxima semana também passaremos a regular as transferências dos pacientes atendidos pelas unidades do Samu e de Pronto Atendimento (UPA)”, afirma.

O coordenador médico da Central de regulação, Gustavo Giacomazzi, avalia que o trabalho visa encaminhar o paciente para o local de melhor acesso, de acordo com a complexidade. “O sistema de regulação está funcionando, queremos caminhar de forma harmônica com a rede de atendimento para desafogar os hospitais, agilizar e melhorar o atendimento”, afirma.

{article Andréia Cristina Oliveira – ADR Chapecó}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support