Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Rede de Urgência e...

Rede de Urgência e Emergência do SUS passa por vistoria na região Oeste

A rede de atendimento de Urgência e Emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), da região Oeste, passou por vistoria nesta semana, realizada por uma equipe técnica de representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. A Central de Regulação de Leitos Hospitalares da Macrorregião Grande Oeste, com sede em Chapecó, acompanhou a vistoria que tem por objetivo garantir o pleno funcionamento e evitar a superlotação de hospitais regionais.

A vistoria começou na última terça-feira, 27, e terminou na quinta,29, foram visitados hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Samu. A equipe esteve em Chapecó, Ponte Serrada, Maravilha, Guaraciaba e São Miguel do Oeste. Nesta sexta-feira, 30, o grupo técnico de vistoria e gestores da rede de atendimento estiveram reunidos no auditório da ADR Chapecó, para elaborar um relatório com os apontamentos das redes de urgência e emergência.

Durante o encontro, a técnica de coordenação Geral da Rede de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Ana Carolina Ferreira, destacou a importância da cooperação para o funcionamento da Central de Regulação. “Todos têm que trabalhar juntos, para otimizar o tempo de resposta do paciente”,  destacou.

Desde março deste ano a Central de Regulação de Leitos Hospitalares da Macrorregião Grande Oeste está atuando não somente nas autorizações, mas na regulação do uso dos leitos hospitalares do SUS na região de abrangência. É responsável pela regulação das internações e procedimentos hospitalares e transferência de pacientes para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Envolve 76 municípios, três regionais de saúde e 1565 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o gerente da Central de Regulação da Macrorregião, Romulo Portela, as visitas nas unidades da rede de atendimento de urgência e emergência foram fundamentais para orientar e sincronizar o trabalho que será ampliado. “A partir da próxima semana também passaremos a regular as transferências dos pacientes atendidos pelas unidades do Samu e de Pronto Atendimento (UPA)”, afirma.

O coordenador médico da Central de regulação, Gustavo Giacomazzi, avalia que o trabalho visa encaminhar o paciente para o local de melhor acesso, de acordo com a complexidade. “O sistema de regulação está funcionando, queremos caminhar de forma harmônica com a rede de atendimento para desafogar os hospitais, agilizar e melhorar o atendimento”, afirma.

{article Andréia Cristina Oliveira – ADR Chapecó}[text]{/article}