Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Rede da Fapesc disponibiliza...

Rede da Fapesc disponibiliza internet para cerca de 110 mil usuários

Na década de 1990, o Estado criou a Rede Catarinense de Tecnologia (RCT) para disponibilizar internet para instituições de ciência, tecnologia e inovação. Atualmente, a rede – que é gerida pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) –,  disponibiliza 138 pontos, atingindo cerca de 110 mil usuários.

A RCT atende principalmente instituições de ensino e pesquisa como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e as universidades do sistema ACAFE e algumas associações, como a Associação Catarinense para Integração do Cego (Acic) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). 

Mas também chega a estudantes do ensino médio, laboratórios, centros de pesquisa, incubadoras, hospitais, bibliotecas, museus e casas de cultura.

“A RCT é uma rede de alta disponibilidade e tem como principal parceiro outra Rede de grande porte, a Rede Nacional de Pesquisas (RNP). As duas, que aqui em nosso Estado são praticamente uma só, trazem diversos serviços oferecidos pela RNP”, explica Eduardo Roeck Cassettari, Gerente de Tecnologia da Informação da Fapesc. 

Um dos serviços é o Portal de Periódicos da CAPES, que é uma biblioteca virtual onde está reunida a produção científica de instituições de ensino e pesquisa do Brasil e mesmo do exterior.

Outro serviço é o Eduroam. Por meio dele, os usuários podem se conectar à internet em qualquer lugar com pontos de acesso ao mesmo sistema com as credenciais de origem do usuário. “Um professor da Udesc, por exemplo, que for para outra universidade onde tem o Eduroam se conecta com a internet com o seu usuário, inclusive fora do país. Há mais de mil instituições cadastradas, sobretudo com a educação”.      

De acordo com Cassettari, há várias vantagens de ter uma rede. “A administração é mais fácil porque está concentrada em um lugar. O controle de tráfego também é melhor e mais ágil. É melhor também para implementar protocolos de segurança”, afirmou.  

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC
Maurício Frighetto | mauricio.frighetto@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 99932-4209

Avatar
Escrito por:

ASCOM | FAPESC

Assessoria de imprensa Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support