Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Recesso escolar da rede...

Recesso escolar da rede estadual começa nesta segunda-feira

As férias de julho para os 580 mil alunos da rede estadual de ensino da educação básica, profissional e de jovens e adultos começam nesta segunda-feira, 22, em Santa Catarina. O recesso será de 14 dias, com o retorno previsto para o dia 5 de agosto.

Foto: Osvaldo Nocetti/SED

Enquanto os alunos descansam, os docentes participam da Formação Continuada, promovida por cada Gerência Regional de Educação (Gered), entre os dias 22 e 26 de julho. Entre os assuntos estão: avaliação, planejamento, ensino-aprendizagem e outras diretrizes para a educação básica. O encontro é uma continuidade dos trabalhos iniciados em fevereiro de 2013.

Na Gered de Tubarão, cerca 1.900 professores estarão participando de diversos cursos. Os profissionais da educação serão divididos em grupos que trabalharão com os seguintes temas: Reflexões sobre a prática: repensando o Currículo dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; Repensando a Educação Inclusiva sob o olhar do profissional da Inclusão Social; Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); Planejando com Sentido e Significado para os Anos Iniciais e Programa Novas Oportunidades de Aprendizagem (PNOA).

Segundo a diretora interina de Educação Básica e Profissional, Maristela Aparecida Fagherazzi, a Secretaria considera a Formação Continuada componente essencial da profissão docente, e reconhece que a escola é o espaço para a busca da articulação entre a teoria e a prática, fundamentada em conhecimentos científicos e didáticos da prática docente e da gestão escolar.

“O Curso de Formação desenvolvida ao longo do ano letivo configura-se num exercício de ação-reflexão-ação das atividades escolares cotidianas, propiciando condições efetivas para aquisição de novos conhecimentos e habilidades e, consequentemente, práticas pedagógicas inovadoras e propulsoras para a efetiva aprendizagem dos estudantes”, destaca.

O recesso escolar segue o calendário estipulado pela Secretaria de Estado da Educação (SED), com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que prevê o cumprimento mínimo de 200 dias letivos.

Confira o calendário escolar para o segundo semestre:

22/07/2013 a 04/08/2013 – Recesso escolar para os alunos;

05/08/2013 – Início das aulas do 2º semestre;

20/12/2013- Término das atividades escolares de 2013.

Mais informações:
Edinéia Rauta.
Telefone: 48-36646353/88435084
E-mail: imprensa@sed.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support