Recepção de turistas pelo Extremo-Oeste é discutida em reunião
A recepção de turistas no Extremo-Oeste de Santa Catarina foi tema de reunião do Núcleo Estadual da Região da Faixa de Fronteira nessa terça-feira, 13, em Florianópolis. Estima-se que dois milhões de argentinos visitem o Litoral catarinense na temporada de verão. Participaram do encontro o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, e o cônsul da Argentina em Florianópolis, Gustavo Coppa.
“Há entraves burocráticos e de infraestrutura na recepção dos turistas, mas podemos melhorar alguns processos que darão mais agilidade na entrada de estrangeiros ao país, por Santa Catarina. O Governo do Estado vai apoiar medidas que diminuam, por exemplo, o tempo de espera na aduana durante a temporada de verão”, enfatizou o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores.
Foto: SPG/SC
“O argentino adora Santa Catarina, praias, o litoral, mas, além disso, ele tem que ter a possibilidade de conhecer o Oeste catarinense, o Centro catarinense… Vocês têm um estado muito bonito, com muita capacidade para receber turistas, e a gente tem que trabalhar para o desenvolvimento do Estado todo”, comentou o cônsul da Argentina em Florianópolis, Octávio La Croce.
Integração
Outro assunto abordado foi a integração transfronteiriça, com ênfase ao transporte e logística de grãos que abastecem a agroindústria do Oeste de Santa Catarina, avaliando-se novas alternativas para a chegada, com menor custo, do milho oriundo do Paraguai e Argentina até a região Oeste. A agroindústria catarinense traz cerca de 3,5 milhões de toneladas de milho por ano, sendo que o produto está disponível no mercado interno a mais de mil quilômetros do Oeste.
Participaram da reunião representantes das secretarias estaduais de Turismo, Cultura e Esporte, Assuntos Internacionais, Infraestrutura, das ADRs de Chapecó e São Miguel do Oeste, Prefeitura Municipal de Dionísio Cerqueira, Câmara de Comércio Santa Catarina-Argentina (Representação de Chapecó), Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Sebrae e Fiesc.
Sobre o Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira
O Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina (NFSC) foi instalado em agosto de 2013 com o objetivo de coordenar ações e propor medidas que visem ao desenvolvimento de iniciativas e a implementação de políticas públicas para a região fronteiriça. É vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento.
O NFSC conta com o assessoramento técnico de oito Câmaras Temáticas (nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura e Logística, Controle e Segurança, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Socioambiental, Agricultura, Pecuária e Pesca e Turismo, Cultura e Esporte), cujos focos de atuação correspondem às prioridades definidas no Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina (PDIF/SC).
A Faixa de Fronteira Catarinense abrange 82 municípios dentro do espaço territorial de 150 km que adentra ao interior do Estado, a partir da linha limítrofe entre o Estado de Santa Catarina e o país vizinho, a Argentina.
Informações adicionais para imprensa:
Rosália Dors Pessato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado do Planejamento
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3319/9186-9740