Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Realização dos serviços complementares...

Realização dos serviços complementares do Centro Regional foi autorizado

Foto: Eduardo Zabot/ADR Tubarão

A obra do Centro Regional da Defesa Civil em Tubarão está 30% pronto, nesta terça-feira, 31, e foi entregue a ordem de serviço dos serviços complementares para finalizar a estrutura. O valor de R$ 78,7 mil será para execução dos serviços de infraestrutura básica e adequações da implantação do Centro, a empresa KM indústria de Esquadrias Metálicas Eirelli – ME terá o prazo de 90 dias para executar a obra.

>>>Mais imagens na galeria

“O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres Regional de Tubarão (Cigerd – Regional) iniciou a instalação no dia 14 de agosto, com a colocação de nove módulos. A estrutura contém cerca de 150 m2 e atenderá 18 municípios da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). Essa etapa agora é para finalizar a obra e iniciar os trabalhos”, destaca o coordenador regional da defesa civil, sargento Bombeiro Anderson Martins Cardoso.

O Centro regional fica localizado na Rua Padre Roberto Landell de Moura, próximo do 5°Batalhão de Polícia Militar. Os centros fazem parte da estruturação da Defesa Civil de Santa Catarina. Eles estarão interligados com o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) em Florianópolis, por meio de vídeo-conferência. O objetivo é utilizar a ferramenta em situações de desastres naturais, por exemplo, para que os gestores locais possam conversar com o secretário ou o governador em Florianópolis sem precisar se deslocar.

“Aqui no centro regional vamos contar com gerador de energia próprio capaz de manter a atividade mesmo sem energia elétrica na cidade. E uma estrutura completa com garagem, depósito, recepção, sala do Coordenador Regional, sala de reunião, sala de situação, banheiro e cozinha, para prestar os atendimentos e serviços necessários em casos de risco”, explica Anderson.

Até agora já foram instalados centros regionais em São Miguel do Oeste, Maravilha, Chapecó, Lages, Curitibanos; Canoinhas, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê. Os próximos serão implantados em Criciúma, Araranguá, Joinville e Jaraguá, Taio, Rio do Sul, Blumenau, Itajaí e Caçador.

{article Eduardo Zabot – ADR Tubarão}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support