Realização dos serviços complementares do Centro Regional foi autorizado
Foto: Eduardo Zabot/ADR Tubarão
A obra do Centro Regional da Defesa Civil em Tubarão está 30% pronto, nesta terça-feira, 31, e foi entregue a ordem de serviço dos serviços complementares para finalizar a estrutura. O valor de R$ 78,7 mil será para execução dos serviços de infraestrutura básica e adequações da implantação do Centro, a empresa KM indústria de Esquadrias Metálicas Eirelli – ME terá o prazo de 90 dias para executar a obra.
“O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres Regional de Tubarão (Cigerd – Regional) iniciou a instalação no dia 14 de agosto, com a colocação de nove módulos. A estrutura contém cerca de 150 m2 e atenderá 18 municípios da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). Essa etapa agora é para finalizar a obra e iniciar os trabalhos”, destaca o coordenador regional da defesa civil, sargento Bombeiro Anderson Martins Cardoso.
O Centro regional fica localizado na Rua Padre Roberto Landell de Moura, próximo do 5°Batalhão de Polícia Militar. Os centros fazem parte da estruturação da Defesa Civil de Santa Catarina. Eles estarão interligados com o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) em Florianópolis, por meio de vídeo-conferência. O objetivo é utilizar a ferramenta em situações de desastres naturais, por exemplo, para que os gestores locais possam conversar com o secretário ou o governador em Florianópolis sem precisar se deslocar.
“Aqui no centro regional vamos contar com gerador de energia próprio capaz de manter a atividade mesmo sem energia elétrica na cidade. E uma estrutura completa com garagem, depósito, recepção, sala do Coordenador Regional, sala de reunião, sala de situação, banheiro e cozinha, para prestar os atendimentos e serviços necessários em casos de risco”, explica Anderson.
Até agora já foram instalados centros regionais em São Miguel do Oeste, Maravilha, Chapecó, Lages, Curitibanos; Canoinhas, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê. Os próximos serão implantados em Criciúma, Araranguá, Joinville e Jaraguá, Taio, Rio do Sul, Blumenau, Itajaí e Caçador.
{article Eduardo Zabot – ADR Tubarão}[text]{/article}