Raimundo Colombo entrega nova escola em Blumenau para 1,2 mil alunos
O governador Raimundo Colombo inaugurou nesta terça-feira, 1º de setembro, o novo prédio da Escola de Educação Básica Carlos Techentin, em Blumenau, no Vale do Itajaí. A unidade já está em funcionamento desde fevereiro deste ano. Participaram do ato o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps e o secretário regional de Blumenau, Cassio de Quadros.
Foto: Julio Cavalheiro / Secom
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download
“Temos 1,1 mil escolas em todo o Estado, uma malha bem significativa de unidades de ensino. Muitas já estavam velhas, com manutenção difícil, sistema elétrico antigo e com isso, estamos reformando e construindo novas escolas, mais modernas e com novos conceitos. O ensino é um dos componentes mais sensacionais do desenvolvimento humano”, disse Colombo.
A estrutura conta com 19 salas de aula, sala de professores, auditório, dois laboratórios, um de informática e outro de química; biblioteca e ginásio de esportes. Atualmente, atende 680 alunos dos ensinos fundamental e médio e terá capacidade para atender até 1,2 mil alunos. Recebeu investimento de R$ 8,9 milhões por meio de financiamento do Banco do Brasil e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). A escola fica na Rua Bahia, 8222, no Bairro Passo Manso, em Blumenau.
“As obras começaram em 2013 e durante esse tempo de reforma, fizemos a realocação dos alunos em um galpão para continuar com as aulas. Uma escola totalmente nova nos dá uma sensação muito boa, uma perspectiva e uma vontade de vir estudar, com mais conforto em um espaço adequado para trabalhar. Hoje efetivamos definitivamente a nossa conquista”, destacou a diretora da escola, Karla Beatriz Cruz.
Foto: Julio Cavalheiro / Secom
O secretário Deschamps explicou que a construção da nova escola Carlos Techentin veio para atender a demanda de aumento da população do bairro com a construção de casas populares. “Essa reforma e ampliação foi necessária após a construção de casas para as pessoas que foram atingidas com a enchente de 2008. Por isso foi preciso ampliar as vagas de oferta do ensino fundamental e médio, e a escola que tinha aqui não comportava isso”.
Nos últimos quatro anos já foram revitalizadas 700 escolas. Somente em 2015, cerca de 100 escolas passam pelo processo de revitalização e mais a construção de 38 escolas do Ensino Médio em Santa Catarina.
Fundada em 1972, a escola leva o nome do professor Carlos Techentin. Alemão de nascimento, chegou em Blumenau em 1913, se tornando professor do Grupo Escolar Luiz Delfino em 1916. Faleceu em 1947 deixando cinco filhos.
Informações adicionais para a imprensa
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3005/9116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC