Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Raimundo Colombo e secretários...

Raimundo Colombo e secretários de Estado relembram papel importante de João José Candido da Silva

O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Candido da Silva, está sendo velado no Centro Administrativo do Governo do Estado, na Capital. O corpo será cremado nesta segunda-feira, às 10h, em Balneário Camboriú. Antes disso, às 7h30min, serão realizadas honras militares no Centro Administrativo. Em seguida, haverá o deslocamento do corpo ao crematório Vaticano. Candido foi vítima de um infarto por volta das 4h30min deste domingo, em sua residência, no bairro Jurerê Internacional, em Florianópolis. 

O governador Raimundo Colombo decretou luto oficial de três dias no Estado. Colombo participou do velório do secretário, de quem era amigo pessoal. “Um homem muito inteligente e preparado, que sempre colocou a sua vida à serviço da sociedade, como médico e gestor público. Também foi, há mais de 30 anos, um grande amigo. É uma perda muito grande para Santa Catariana, para o nosso governo e para o nosso coração”, disse, emocionado, o governador. 

>>> Saiba mais sobre os cargos assumidos pelo secretário 

Colombo contou que o convidou para assumir a pasta da Saúde no Estado, mas Candido disse que preferia ficar na área social, onde poderia atender mais os pobres e desenvolveria um trabalho melhor. “Na minha idade, o que mais faz sentido é ajudar as pessoas que mais precisam e, por isso, prefiro assumir a Assistência Social”, falou Colombo, relembrando o que Candido lhe disse quando foi feito o convite.

Foto: James Tavares/Secom

>>> Acesse a galeria de fotos

Depoimentos sobre João José Candido

“Conheci o João José Candido em Brasília, na década de 1980, quando ele trabalhava no Ministério da Saúde e eu exercia o mandato de deputado federal. Tinha nele um grande exemplo de homem, tanto na vida pública quanto na pessoal, com seus familiares e amigos. Deixa um grande legado de trabalho e realizações pelo Estado”, vice-governador Eduardo Pinho Moreira.

“Uma pessoa fantástica, sempre com grande astral. Onde ele passava, levantava o ambiente com a alegria que carregava. Profissionalmente, é inquestionável tudo que ele fez. A prova disso é sua carreira passando pelo Ministério e secretarias de Saúde no município e no Estado. É uma perda lamentável e dolorida, cumprindo-se o ciclo da vida”, secretário de Estado da Administração, Derly Massaud de Anunciação.

“Trabalhou com o meu pai, quando governador, e foi extremamente importante na prefeitura de Blumenau, na elaboração do plano de atendimento a saúde. Eu o admirava muito pela sensibilidade, amizade e pela maneira apaixonada que se dedicava ao trabalho e às pessoas, fazendo política de fato pelo bem de todos. Blumenauense, tinha um grande carinho por sua cidade e, durante a minha gestão na prefeitura, foi um grande conselheiro e grande amigo”, presidente do Badesc, João Paulo Karam Kleinübing.

“Posso afirmar que o Estado de Santa Catarina perdeu hoje uma das maiores autoridades na gestão pública do país. Uma pessoa com caráter formado em cima do interesse público e que não media esforços para atender e ajudar e sempre muito bem fundamentado na lei e na organização dos serviços. São quase oito anos de trabalho interruptos com o nosso Dr. Candido que hoje se vai, mas deixa um grande legado que pode ser visto em vários serviços de Saúde e no campo da Assistência. Por onde passou, deixou uma trajetória muito bonita e muitos alunos, porque ele foi um dos maiores professores que o Estado já teve”, secretário adjunto da SST, Eleudemar Ferreira Rodrigues.

“Meu pai fez muito por muita gente. Amava o seu trabalho, que era de lutar pelas pessoas menos favorecidas e querer o bem de todos. Para mim, fica a longa história da vida dele que nos ensinou muita coisa”, filha Ana Gabriela.

“Em matéria de saúde pública eu não creio que exista no Brasil tantos brasileiros que melhor entendam a formulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele conseguiu nos ajudar a formular um plano de descentralização dos serviços de alta e média complexidade na saúde pública de Santa Catarina. Quero destacar o ponto que acho mais singular, em matéria de SUS, ele estava entre os cinco que mais entendiam do sistema”, ex-governador de Santa Catarina e deputado federal, Esperidião Amin.

“Ele era de um homem especial, preocupado com o bem comum das pessoas. Ele tinha essa visão como princípio”, secretário executivo de Assuntos Estratégicos, Geraldo Altoff.

“Sou amiga dele há mais de 30 anos, desde a época de Brasília. Santa Catarina e nós, os amigos, perdemos um dos maiores conhecedores de políticas públicas que já tivemos. Ele era um predestinado e tudo tinha começo, meio e fim. Era um homem de resultados e, infelizmente, iria começar a colher os resultados agora em 2014. O Estado perde, mas a maior perda é de um grande amigo”, secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca.

“Perdemos hoje uma figura exemplar, humana, fabulosa  e grande humanista. Como secretário e homem público, tinha um caráter e uma retidão a toda prova”, secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba.

“Com certeza era um homem público exemplar, com grande experiência e colaborador de primeira linha do governo Raimundo Colombo. Tive a oportunidade de trabalhar com ele por mais de cinco anos, em várias ações como secretário da prefeitura de Florianópolis. A sua dedicação era grande nas questões sociais e da saúde. Muito provavelmente uma das pessoas mais experientes do poder público do Estado, que de maneira repentina nos deixa, mas herda um legado de ações positivas e de exemplos que todos vamos seguir”, presidente da Fatma, Gean Loureiro.  

“É uma perda absolutamente irreparável. O Candido era um secretário comprometido, dedicado e conhecedor de todas as matérias relacionadas a sua secretaria e também à Saúde pública. Além de tudo, era um sujeito exageradamente humano, com coração gigantesco, sofria com a realidade e trabalhava com muita força para pode ajudar um pouco, a mudar a realidade do Brasil e do nosso Estado”, secretário de Estado da Fazenda, Antonio Marcos Gavazzonni.

“O secretário Candido colocava a alma no Governo. Digo isso porque estamos fazendo obras em todo o Estado, a exemplo de viadutos, estradas e hospitais, mas o secretário tinha uma grande meta que era erradicar a miséria. O Brasil terá o primeiro Estado com a miséria erradicada graças ao esforço que ele estava fazendo. Vamos perder esse sentido humanista que ele colocava no Estado e, com certeza, será difícil de superar”, secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores.

“Santa Catarina perde um grande guerreiro, um homem íntegro e lutador. Em todas as áreas que passou, ele deixou um registro extremamente positivo de luta, pois brigava pelos seus princípios e ideais. Fomos parceiros quando eu fui gestora da Saúde em Joinville e, ele, do Estado. Tínhamos uma semelhança muito grande que era a personalidade forte e, por conta disso, brigávamos muito. Era uma briga no bom sentido, pela Saúde e para que ela melhorasse e, com isso, sempre tivemos uma parceria extraordinária. A última vez que o vi, durante uma reunião, eu usava um colar com crucifixo muito grande. Ele pegou o crucifixo e beijou como se estivéssemos nos despedindo”, secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt. 

Frases de Candido

Os amigos e familiares relembraram algumas frases sempre usadas por Candido e que, segundo eles, representam bem como era o secretário de Assistência Social. 

“Eu nunca fui nem candidato a síndico do meu prédio” (ele falava isso porque não se interessava por cargo político). 

“Todo mundo deve viver bem e melhor”.

“Os homens trazem nos olhos os deuses que adoram”.

>>> Ouça e faça download do depoimento do governador

Informações adicionais:
Rafael Vieira de Araujo 
Secretaria de Estado de Comunicação 
E-mail:  rafael@secom.sc.gov.br  
Telefone: (48) 9116-8992

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support