Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Raimundo Colombo discute a...

Raimundo Colombo discute a implantação da política industrial do carvão mineral

O governador Raimundo Colombo esteve reunido nesta segunda-feira, 24, em seu gabinete no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis, com o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral, senador Paulo Bauer para discutir a implantação da política industrial para o carvão mineral e viabilizar o Programa de Modernização do Parque Termelétrico. O objetivo é apoiar a atividade, preservar os atuais empregos da cadeia produtiva e atrair investimentos para Santa Catarina. Também participaram do encontro o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan, deputados e lideranças do setor e da região Sul do Estado.

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

>>> Galeria de fotos

“Tenho consciência do que significa para Santa Catarina, não apenas para o setor, por isso, vou levar a discussão desse projeto que está em curso ao governo federal. O problema de energia, atualmente, é uma ameaça que vai atingir a todos e precisamos dar atenção”, destacou Colombo.

Para o desenvolvimento do carvão mineral é necessário estabelecer uma política industrial com destaque no Programa de Modernização do Parque Termelétrico, substituindo as plantas antigas por novas unidades, além da instalação de projetos de carboquímicos e apoio ao desenvolvimento tecnológico. Também é destaque a ampliação da logística ferroviária e a revisitação da geologia de carvão.

Segundo Paulo Bauer, o carvão nacional é o maior recurso energético conhecido e nunca teve uma política industrial implementada e consolidada, vivendo de altos e baixos. “Ultimamente, essa atividade vem sendo estigmatizada ambientalmente por conta das mudanças climáticas. Esse patrimônio brasileiro, que tem em Santa Catarina 8,9% de suas reservas, precisa ser aproveitado de forma racional e sustentável”, disse.

O carvão mineral representa uma atividade produtiva importante para o Sul do Brasil, movimentando uma cadeia produtiva que envolve, além da mineração, transporte, geração de energia elétrica e produção de cimento, gerando cinco mil empregos diretos e 53 mil indiretos.

Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br  
Telefone: (48)  3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC