Abertura do mercado de suínos com a Coreia é destaque no Com a Palavra, o Governador
Colombo ainda falou sobre a prorrogação do decreto que reduz o ICMS para o comércio de suínos vivos
No programa semanal Com a Palavra, o Governador, Raimundo Colombo destacou a importância para a abertura do mercado da carne suína com a Coreia do Sul, a prorrogação do decreto que reduz o ICMS para o comércio de suínos vivos, a inauguração das obras de ampliação do Hospital Maicê de Caçador e o novo prédio do Complexo da Segurança Pública na Capital do Estado.
http://www.youtube.com/watch?v=VhAfOeMAZV8
Para Colombo, a abertura do mercado da carne suína com a Coreia do Sul exigiu esforço do Governo do Estado nas negociações, mas que foi possível devido ao status de livre de febre aftosa sem vacinação e o sistema de rastreamento dos bovinos. “Somos o único Estado do Brasil livre da doença desde 2007 e também da peste suína clássica. Isso porque Santa Catarina faz um investimento grande com as 65 barreiras terrestres, os técnicos da Cidasc e o rastreamento dos animais com brincos, o que nos dá uma segurança para fazer todo o trabalho de sanidade animal. Os outros estados não fazem isso porque o custo é alto”, explicou.
“É uma vitória importante que gera emprego, desenvolvimento e ativa economia. Isso é tudo que a gente precisa em um momento de crise como a que nós estamos enfrentando”, frisou o governador.
Outro assunto, ainda sobre suínos, foi o decreto que reduz, de 12% para 6%, o ICMS para a venda de suínos vivos originários de Santa Catarina, que foi prorrogado pela terceira vez. A medida, que está em vigor desde 1º de março terá validade até 31 de julho. O objetivo é garantir a competitividade aos produtores que comercializam os suínos com outros Estados. “Esse foi um acordo entre os três estados do Sul que são produtores de suínos, embora Santa Catarina seja o maior”.
Em Caçador, a ampliação do Hospital Maicé deu espaço para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) São Miguel, também foi assunto do programa. Com o funcionamento da nova ala, o hospital dobra o número de leitos. Passa de 10 para 20. “É muito importante para nós porque quanto mais resolutividade, mais capacidade técnica e mais agrega tecnologia, resolve o problema e libera todo o sistema de saúde do Estado”.
O governador destacou ainda os outros hospitais estão se tornando referência na Região Oeste do Estado. “O de Xanxerê e São Miguel do Oeste cumprem papel importante na saúde daquela região. Tem o de Joaçaba que inauguramos recentemente, o de Concórdia investimos muito em equipamentos, sem falar o de Chapecó, Concórdia e Campos Novos”.
Colombo falou também sobre a economia que o Estado terá com o novo prédio, que vai abrigar o Complexo da Segurança Pública. Localizado na Avenida Ivo Silveira, em Florianópolis, o prédio receberá parte dos órgãos administrativos da Segurança Pública, além das diretorias e gerências da SSP, alguns órgãos técnicos da Polícia Civil, do Instituto Geral de Perícias (IGP), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
“Hoje temos cada setor do governo espalhado pagando aluguel de forma desintegrada sem eficiência. Esse prédio é uma conquista enorme e imaginamos ter uma economia em torno de R$ 1 milhão por mês. Tenho certeza que vai haver uma grande evolução operacional na área da segurança pública em todas as nossas unidades”, concluiu o governador.
A entrevista completa está disponível nos canais oficiais do Governo no Vimeo e no Youtube. A versão, em áudio pode ser acessada pela Rádio Secom.
Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3005/9116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC